terça-feira, 17 de outubro de 2017

IV Fórum Gusmão Por Um Mundo Melhor - 2017



O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre foi convidado, mais uma vez, para participar do “Fórum Gusmão Por Um Mundo Melhor” realizado na EMEF Professora Maria Gusmão Brito, em São Leopoldo, RS.  Em 2017, a PAZ foi o tema escolhido para a IV edição do Fórum Gusmão Por Um Mundo Melhor e os voluntários Cínthia, Valdeci, Denise, Anderson, Emerson, Alice e Camila realizaram um Ponto Verde no pátio da instituição das 8h às 17h para expor, aos alunos, as ações e campanhas realizadas pelo Greenpeace no Brasil e no mundo.

Durante a realização do Ponto Verde, os voluntários recebiam os estudantes (que chegavam em ordem de duas a três turmas por vez) para explicar a eles as nossas atividades e distribuir materiais gráficos das nossas campanhas. Durante estes encontros, a gurizada foi convidada a ouvir dos voluntários vários temas, como energias renováveis, onde foi possível expor vários equipamentos movidos a energia solar feitos com materiais recicláveis. As campanhas “Defenda os Corais da Amazônia” e “Todos Pela Amazônia” também foram abordadas no Ponto Verde durante todo o dia. Vários estantes foram montados na escola e os jovens estudantes puderam conferir nosso trabalho com a exposição de quadros, banners, faixas e cartazes, exibição de vídeos, mostra de equipamentos solares.

As voluntárias Denise e Alice realizaram pintura de aproximadamente 20 camisetas levadas pelos alunos com os logotipos das nossas campanhas. Cadernos e mochilas também foram pintados na ocasião. Brincadeiras com os nossos mascotes fizeram a alegria da gurizada. Os voluntários fantasiados de vaca, árvore, baleia e de Bob Esponja fizeram enorme sucesso e foram muito fotografados durante o evento.



O Projeto Escola também esteve pressente no “IV Fórum Gusmão Por Um Mundo Melhor” com a realização de duas palestras. O primeiro encontro ocorreu das 10h às 11h30 e contou com a participação de aproximadamente 180 alunos dos anos finais do ensino fundamental e seus respectivos professores. O palestrante Valdeci C de Souza tratou do tema “Os Desafios das Mudanças Climáticas” e o palestrante Anderson Centeno falou para aproximadamente 150 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental das 14 às 15h sobre respeito ao meio ambiente e práticas sustentáveis.


Foi um dia de muitas atividades e fortes emoções. Sempre é um prazer e uma grande alegria participarmos do Fórum Gusmão e assim inspirar esta juventude a ser protagonista das mudanças para um país mais verde, pacifico e sustentável. 

Nossos agradecimento ao Professor Joao pelo convite de estarmos juntos na IV Edição do Fórum Gusmão. Agradecimento também aos nossos “Anjos” que nos auxiliaram e nos ajudaram durante todo o dia no Ponto Verde e nas palestras. Um agradecimento especial aos professores que levaram suas turmas para visitarem nossos espaços no pátio da escola e aos professores que levaram seus alunos para o auditório para assistirem as palestras. 




Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI!



Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Valdeci C de Souza - Denise da S. de Souza - Emerson Prates - Anderson Centeno - Cínthia Bordini

Nenhum comentário: