terça-feira, 14 de novembro de 2017

Ponto Verde e Oficina de Forno Solar na CAZON/FADERS

Alguns usuários ficaram até o último minuto da atividade para tirarem fotos com os voluntários. 
O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre retornou, nesta terça-feira (14.11.17), na CAZON/FADERS em Porto Alegre, RS para realizar atividades lúdicas, customização de camisetas com pintura dos logos das nossas campanhas, oficina de forno solar e exibição de vídeos pedagógicos sobre meio ambiente com os internos da instituição.

Das 13h30 às 17h00 os voluntários Márcio, Luciele, Reginaldo, Anderson, Denise e Valdeci realizaram atividades contínuas e simultâneas no ginásio de esportes da CAZON/FADERS. Foram montados 4 estantes com atividades distintas onde os usuários poderiam escolher em que atividade gostariam de participar.

 Exibição de vídeos sobre meio ambiente
Em um local do ginásio, foi montado um auditório com telão e data show onde eram exibidos vídeos sobre o respeito ao meio ambiente e nossas campanhas de ação.  Em outro local, eram feitas as pinturas das camisetas e, em outra bancada, a oficina de construção dos fornos solares com materiais reciclados.

Um espaço para fotos também foi montado no ginásio, onde foi possível a interação dos usuários da instituição com as nossas ações, principalmente a campanha “Defenda os Corais”. Foi um enorme sucesso! Todos queriam ser fotografados com a placa “Defenda Os Corais" e com o Bob Esponja.

Pintura de 50 camisetas 
Foi uma tarde de intensa atividade. Mais de 50 camisetas foram pintadas com os logos das nossas campanhas. Os usuários da CAZON construíram três fornos solares com o auxílio dos voluntários do Green. Foram utilizados caixas de papelão e outros materiais reciclados para a construção dos mesmos e, após o término da atividade, os fornos foram doados para a entidade. 

Aproximadamente 70 pessoas estiveram envolvidas nestas atividades. Usuários e educadores participaram ativamente de todas as propostas de ações desenvolvidas pelo grupo de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre. Nossos agradecimentos aos funcionários da instituição pelo excelente trabalho de logística que permitiu a realização deste grande evento.

Construção de 3 fornos solares 
Após as atividades da tarde, os voluntários foram conhecer a bela horta mantida na instituição pelos seus usuários. Os educadores Eliane e João mostraram – orgulhosos – o plantio de ervas, legumes, hortaliças e temperos. Tudo muito lindo.


Agradecimentos especiais para a assistente social Eliane Caldas e ao Diretor João Carlos Muller pelo convite e a calorosa acolhida. Sempre é uma grande emoção testemunhar o belo e dedicado trabalho realizado por estes profissionais em prol de seus usuários. 

Abaixo depoimento de voluntários que participaram destas atividades:

Luciele de Souza


"Hoje vivi uma experiência ímpar. 

O centro CAZON FADERS atende um público especial, usuários que, muitas vezes, são encarados como diferentes do convencional. Contudo, hoje puderam nos passar ensinamentos que muitas pessoas do nosso convívio diário não são capazes de fazê-lo. Sua bagagem de conhecimento e intimidade com o meio ambiente deve servir de exemplo para a sociedade. 

Nós, voluntários do Greenpeace Porto Alegre, fomos convidados pelo centro para proporcionarmos oficinas ambientais aos alunos, dentre elas a da confecção de fornos solares, pinturas de camisetas e mostra de vídeos educativos. 

Em contrapartida fomos agraciados com hortas orgânicas, com prenúncios de permacultura e com o aproveitamento de materiais que seriam descartados, como refletores de luz e garrafas pet. Todos  lá separam o lixo produzidos na escola, sendo que os orgânicos são colocados na composteira, igualmente criada pelos usuários da CAZON FADERS. 

Por fim, fomos ainda presenteados com porta velas confeccionadas de material reciclado."

Valdeci de Souza

"Sempre é uma grande emoção realizar qualquer atividade na CAZON/FADERS. Todos são carinhosos e atenciosos com a gente. Os usuários são pessoas bastante participativas e valorizam enormemente nosso trabalho. Aprendemos muito com esta turma pra lá de especial. Sem contar o pessoal administrativo, os educadores e a direção da instituição que nos recebe sempre com muita dedicação.

Tudo é superlativo neste local em termos de afeto e respeito. Falta adjetivos para agradecer o empenho e a dedicação de todos para com o nosso grupo de voluntários. Sempre que convidados, voltaremos. 

Trabalhar com esta galera é show!"


Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI! 



Texto:  Valdeci C de souza 
Fotos: Valdeci  C de Souza - Anderson Centeno - Reginaldo Porto Alegre
Logística: Luciele de Souza e Denise da S de Souza 

Nenhum comentário: