domingo, 6 de maio de 2018

#DefendaOsCorais no Portal Dona Irena


Neste sábado (05.05.18) o Portal Dona Irena foi inaugurado no Bairro Tristeza em Porto Alegre - RS e o Grupo de Voluntários Greenpeace Porto Alegre foi convidado para participar e levar sua campanha dos Corais da Amazônia.

A inauguração contou com muita música, brinquedos para crianças e outras atividades, foi possível conversar com algumas pessoas sobre a importância de defendermos os Corais da Amazônia e realizar a coleta de assinaturas online. A revitalização do local foi proporcionada pelo ProntoSul Centro Médico e agora os moradores da região podem acompanhar o pôr-do-sol de um novo local na Zona Sul.

O navio Esperanza está de volta aos Corais da Amazônia, e nessa segunda expedição o Greenpeace está com com cientistas na costa do Brasil e da Guiana Francesa para estudar a fundo esse bioma único pouco conhecido. A empresa francesa Total e a britânica BP querem a todo custo buscar petróleo na costa Norte do Brasil, perto dos Corais da Amazônia. Um vazamento de petróleo ali ameaça aos Corais da Amazônia e os seres que habitam a região. A própria Total admite que, em caso de derramamento, há 30% de chance de óleo atingir o recife. É um risco que não queremos!

Não existe nada parecido com os Corais da Amazônia em todo o planeta. Esse bioma deixou cientistas boquiabertos porque sobrevive em águas extremamente profundas e com pouca luminosidade, onde o rio Amazonas encontra o oceano Atlântico.

Conhecemos apenas 5% da extensão do recife, mas já sabemos que ali vivem pelo menos 73 espécies de peixes, entre outros muitos seres marinhos. Já vimos ali até mesmo espécies ameaçadas de extinção. E tudo indica que os Corais da Amazônia são o lar de espécies de peixes e esponjas-do-mar que não são sequer conhecidas pela Ciência. Inaceitável deixar o petróleo ameaçar tudo isso.

Participaram do evento os voluntários Anderson, Luciele, Márcio, Maria Alice, Pedro e Valentina.

Para ajuda a defender os Corais da Amazônia acesse aqui: #DefendaOsCorais

Acesse o álbum de fotos AQUI! 








Nenhum comentário: