quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Duas Palestras na E.M.E.F. Maria Fausta Teixeira


O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve nesta quarta-feira (28.08.19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fausta Teixeira, em Cachoeirinha, RS  a convite da Vice-Diretora, Fabiana de Souza, para ministrar duas palestras para os alunos da instituição de ensino.  

O encontro surgiu através da parceria do Projeto Escola com a Secretaria Municipal de Educação para a realização de ciclo de palestras na rede escolar do município de Cachoeirinha. A Secretária de Educação, Sra. Rosinha Lippert e a Coordenadora de Projetos da SMED, Sra. Nara Prates, também estiveram presentes no encontro de hoje para iniciarmos assim a conscientização ambiental em sala de aula no ano letivo de 2019 em Cachoeirinha. 

Educação ambiental para alunos do quarto, quinto e sexto anos no período da manhã. Muito participativos e interessados. 
Aquecimento global e Sustentabilidade abordado com os alunos do sétimo, oitavo e nono anos no período da tarde

Trabalhos dos alunos do Prof. Jorge
O primeiro encontro ocorreu das 10h30 às 11h45 e contou com a participação de 90 alunos do quarto, quinto e sexto anos. 5 Professores também se fizeram presentes. Os temas debatidos com os jovens estudantes pelo palestrante, Valdeci C de Souza, foram: A história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo, sustentabilidade, 5 Rs, pegada ecológica, consumo responsável, reciclagem, respeito ao meio ambiente e aos animais. Durante a palestra, foram exibidos vídeos de animação para ilustrar os temas debatidos. 

A segunda palestra ocorreu das 13h30 às 14h45 e contou com a presença de 100 alunos do sétimo, oitavo e nono anos. 8 Professores se fizeram presentes. Os temas apresentados pelo palestrante Valdeci, foram: Aquecimento global, gases do efeito estufa, pegada ecológica, consumo responsável, história e conceitos da sustentabilidade, 5Rs, obsolescência programada, campanhas e ações do Greenpeace. 


Após a palestra, o voluntário do Projeto Escola foi convidado a conhecer os trabalhos dos alunos alusivos ao meio ambiente, energias e aspectos culturais e sociais. Foi possível conferir os belos trabalhos em maquete e cartazes representando as diversas fontes de energia, a biodiversidade das florestas e matas, a importância da preservação ambiental, a questão do aquecimento global, a queimada na Amazônia e os riquíssimos biomas deste país continente. 

Parabéns aos professores e alunos pelos trabalhos expostos. Legal quando percebemos a preocupação da direção e professores da escola em levar para a sala de aula questões tão importantes como a preservação do meio ambiente. A gurizada participou ativamente das palestras com perguntas e depoimentos o que prova que a juventude está interessada no tema e preocupada com o futuro. 

É preciso que os jovens tomem para si a responsabilidade na construção de um planeta mais verde, pacífico e sustentável 












Nenhum comentário: