quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Palestra On-Line Para Alunos e Professores da Escola Modelo, Nova Cruz, RN


A pandemia do Covid-19 obrigou as escolas, de todo o Brasil, a fecharem suas portas e inviabilizou as palestras presenciais de educação ambiental realizadas pelo Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre neste ano letivo de 2020. 

Isso levou o Projeto Escola a se reinventar para continuar este trabalho importante de educação socioambiental com os jovens estudantes e o corpo docente destas instituições de ensino. Graças à internet e a aplicativos de reuniões on-line como o Google Meet, foi possível ministrar palestras, inclusive, para escolas de outros estados. 

Esse será o futuro a partir de 2021. Um misto de palestras presenciais e à distancia, pela grande rede. O importante, é levar consciência socioambiental aos interessados onde quer que eles estejam e conscientizar essa gurizada nova a serem os protagonistas da mudança na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 

Nesta quarta-feira (02.12.20) o palestrante Valdeci C. de Souza, representante do Projeto Escola ministrou a palestra ¨Causas e Consequências do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, Pantanal e no Cerrado" para 101 pessoas (alunos e professores) da Escola Modelo, de Nova Cruz, RN. 

O encontro ocorreu das 10h às 11h45 e foram debatidos com os presentes os seguintes temas: Causas e consequências do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal; causas e consequências das queimadas no Pantanal e no cerrado, rios voadores, agrotóxicos, invasões de terras indígenas, mudanças climáticas, aquecimento global, sustentabilidade, biodiversidade, práticas sustentáveis e ações e omissões do governo federal sobre estes atos criminosos que estão colocando em risco importantes biomas brasileiros. 


A história do Greenpeace Brasil e suas ações no país e no mundo também foram abordadas durante o encontro de quase duas horas. Ao final da palestra, foi aberto um espaço para perguntas e depoimentos dos interessados. 

Nossos agradecimentos ao professor Sammy Siqueira pelo convite para falarmos aos seus alunos, a direção da escola que viabilizou o encontro e a todos os alunos que participaram, atentos e interessados nos temas abordados nesta palestra. 



Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Denise da S. de Souza e Sammy Siqueira 

Nenhum comentário: