terça-feira, 1 de junho de 2021

Palestra "Meio Ambiente e Pandemia: Uma Relação de Causa e Efeito" na EMEF Professor Anísio Teixeira




Em razão da pandemia da COVID-19, a professora de educação ambiental, Cynthia Bairros Tarrago Carvalho, da EMEF Professor Anísio Teixeira, de Porto Alegre, RS convidou o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, para ministrar uma palestra sobre o tema aos seus alunos do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano-LIAU. O objetivo da professora Cynthia, era mostrar aos jovens estudantes a relação da ação predatória do ser humano com o meio ambiente que permitiu o surgimento desta e de outras pandemias. 




O encontro ocorreu dia 01.06.21 das 18h40 às 20h15 e contou com a participação de 29 pessoas entre alunos, familiares e o estagiário de apoio à inclusão, Miguel D'Alberto. O palestrante do Projeto Escola do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, apresentou a palestra "Meio Ambiente e Pandemia: Uma Relação de Causa e Efeito".

Os temas abordados na referida palestra foram: Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS, o ciclo da transmissão do vírus da COVID-19, a relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses, a contextualização do Antropoceno, pegada ecológica, aquecimento global, práticas sustentáveis e os 5 Rs da sustentabilidade. 

Ao final das apresentações, foi aberto um tempo para perguntas. Muito atentos e participativos os alunos fizeram inúmeras perguntas e, via chat da reunião, enviaram alguns depoimentos. A maior preocupação era com relação à transmissão do vírus e a nossa responsabilidade do surgimento da doença com a depredação do meio ambiente. 


Alunos do Projeto LIAU


Segue abaixo alguns depoimentos

Miguel D'Alberto

"Parabéns aos professores pela palestra. É muito importante que nossos alunos aprendam desde pequenos o que devemos fazer para diminuir o impacto das nossas ações e preservar o meio ambiente."

Alessandra dos Santos e Moreira

"Quero parabenizar a Professora Cynthia e o Valdeci Souza pelo excelente "vídeo aula palestra" Meio Ambiente e Pandemia, aos estudantes, pais, estagiário e monitora de educação municipal, pela importância de protegermos a natureza "preservando a Biodiversidade para que as próximas gerações tenham um planeta habitável". Fazendo hoje, o que não poderá fazer amanhã."

Cynthia Carvalho

"Agradeço por esta rica apresentação organizada pelo Valdeci para nossos alunos. Pois é trazendo a verdade, o conhecimento e a informação que vamos poder dar as ferramentas necessárias para esta juventude se tornar protagonista neste futuro que está por vir e precisa de mudanças de atitudes urgentes de nós humanos. De forma a aprender a viver em maior harmonia com o seu ambiente sem degradar e esgotar os recursos naturais e assim ter uma melhor qualidade de vida para todos. 

Obrigado por abrir esta reflexão hoje com estes alunos tão especiais para mim, uma vez que representam esperança em um mundo melhor."

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Miguel D'Alberto 





Nenhum comentário: