quarta-feira, 30 de junho de 2021

Palestra Consumo Consciente e Sustentabilidade Para Alunos da Escola Nossa Senhora da Conceição

Educação ambiental para alunos conscientes


Nesta quarta-feira (30.06.21), o palestrante do Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade"  na Escola Nossa Senhora da Conceição, de Olinda, PE.

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 8h15 às 10h40 e contou com a presença, muito ativa e participativa, de 86 alunos do Ensino Médio e dos professores Suellen Cintia Barbosa de Oliveira e Áurea Lúcia Selva. Aliás, foi a Professora Suellen de Oliveira que solicitou ao Greenpeace de Porto Alegre a realização deste produtivo encontro. 

Durante o encontro, foram debatidos os seguintes temas na referida palestra:

> Histórico das Conferências da O.N.U sobre meio ambiente e sustentabilidade

> Curva de Keeling

> Pegada ecológica

> Obsolescência programada e perceptível

> Aquecimento Global

> Mudanças Climáticas

> As 6 Perguntas do consumidor consciente

> Os 5 R's da Sustentabilidade

> Ilha de Plástico no Pacífico Norte

> Lixo plástico

> A lenda dos Guerreiros do Arco-íris

Durante a apresentação da palestra, os alunos faziam perguntas bastante pertinentes e mostravam preocupação com a degradação do meio ambiente e igualmente com as consequências do aquecimento global. 


Após a apresentação dos temas acima, foi aberto espaço amplo para perguntas e depoimentos dos presentes. Foi realmente comovente e inspirador testemunhar o interesse dos alunos e professores da Escola Nossa Senhora da Conceição com as questões levantadas. 

Mais de duas horas e meia depois, todos estavam ainda interessados em realizar perguntas e dar depoimentos. Foi um encontro fantástico que possibilitou abordar outros temas como desmatamento e queimadas na Amazônia, Cerrado e Pantanal em 2020, a quantidade absurda de agrotóxicos liberadas no prato do brasileiro, extinção de espécies, antropoceno, trabalho escravo, invasão de terras indígenas, rios voadores e outros temas socioambientais. 

Consumo consciente e sustentabilidade

Após o término da palestra, todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-Íris para ajudar o Greenpeace na defesa do meio ambiente e preservar o planeta para as futuras gerações. 

Nossos agradecimentos à direção da escola e aos professores pela realização deste encontro. Nossos agradecimentos especiais a todos os alunos pela participação. 



Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Suellen Cinthia

 

Nenhum comentário: