Dia 23.06.21 o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retornou a falar com os alunos do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano-LIAU da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, de Porto Alegre, RS. a convite da professora Cynthia Bairros Tarrago Carvalho.
O encontro ocorreu, via Google Meet, das 18h40 às 19h45 e contou com a participação de 35 pessoas entre alunos e professores e tratou-se dos seguintes temas na palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito":
> Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS
> O ciclo da transmissão do vírus da COVID-19
> A relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses
> A contextualização do Antropoceno
> Pegada ecológica
> Aquecimento global
> práticas sustentáveis
> Os 5 Rs da sustentabilidade
Os alunos assistiram atentos, fizeram perguntas e farão um cartaz com frases de conscientização em espanhol.
Agradecemos pelos ensinamentos!"
Ana Cristina Gestrich
"Foi muito intensa a mensagem sobre a Amazônia. Os problemas de invasão do ser humano nos espaços de preservação fundamentais para a sobrevivência, como água e territórios de habitat dos animais. Quanto a água, queimadas das florestas, nossa!
Tudo que tinha que ser dito. Foram questões emergenciais que de alguma maneira estão desaparecidas de conteúdos tratados no momento e estão gritando por socorro."
Cynthia Bairros Tarrago Carvalho.
"Só tenho a agradecer a esta parceria com o Greenpeace e por seus voluntários por propiciar momentos de muito aprendizado para estes educandos que precisam ter estas informações para poder fazer a diferença em suas famílias e comunidades, incentivando uma mudança na forma de lidar com o meio ambiente e todos terem qualidade de vida e conseguirmos impedir esta destruição eminente de tantas espécies devido ao mau uso dos recursos naturais."
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Cynthia Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário