quinta-feira, 24 de junho de 2021

Palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito

Dia 23.06.21 o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retornou a falar com os alunos do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano-LIAU da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, de Porto Alegre, RS. a convite da professora Cynthia Bairros Tarrago Carvalho.

O encontro ocorreu, via Google Meet, das 18h40 às 19h45 e contou com a participação de 35 pessoas entre alunos e professores e tratou-se dos seguintes temas na palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito":  

> Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS

> O ciclo da transmissão do vírus da COVID-19

> A relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses

> A contextualização do Antropoceno

> Pegada ecológica

> Aquecimento global 

> práticas sustentáveis 

> Os 5 Rs da sustentabilidade


Alunos do LIAU

Durante a explanação da palestra pelo palestrante, Valdeci C. de Souza, os alunos interagiam com perguntas e depoimentos. Foi muito legal ver que os jovens estudantes estavam muito interessados nos temas e, segundo a professora Angélica Coelho, os alunos farão trabalho escolar sobre os assuntos tratados. 


Abaixo depoimento das professoras presentes: 


 Angélica Coelho 

"Hoje tivemos o prazer de ouvir o ambientalista Valdeci que nos esclareceu a relação que há entre a pandemia que estamos vivendo e o Meio Ambiente. Como estamos trabalhando em língua espanhola, o vocabulário dos animais silvestres, tivemos uma ótima oportunidade de ampliar aprendizagem, fazendo uma reflexão sobre a urgência em mudar hábitos e adotar uma postura consciente que preserva o habitat natural destes animais prevenindo assim a disseminação de vírus, doenças que afeta o próprio ser humano.

Os alunos assistiram atentos, fizeram perguntas e farão um cartaz com frases de conscientização em espanhol. 

Agradecemos pelos ensinamentos!"


Ana Cristina Gestrich

"Foi muito intensa a mensagem sobre a Amazônia. Os problemas de invasão do ser humano nos espaços de preservação fundamentais para a sobrevivência, como água e territórios de habitat dos animais. Quanto a água, queimadas das florestas, nossa!

Tudo que tinha que ser dito. Foram questões emergenciais que de alguma maneira estão desaparecidas de conteúdos tratados no momento e estão gritando por socorro."


Cynthia Bairros Tarrago Carvalho. 

"Só tenho a agradecer a esta parceria com o Greenpeace e por seus voluntários por propiciar momentos de muito aprendizado para estes educandos que precisam ter estas informações para poder fazer a diferença em suas famílias e comunidades, incentivando uma mudança na forma de lidar com o meio ambiente e todos terem qualidade de vida e conseguirmos impedir esta destruição eminente de tantas espécies devido ao mau uso dos recursos naturais."


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Cynthia Carvalho

Nenhum comentário: