O Grupo de Voluntários dos Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Como Mudar o Mundo: A História do Greenpeace" para os universitários do Centro Acadêmico de Biologia - Fritz Müller da FURB - Universidade Regional de Blumenau.
O encontro, via on-line, ocorreu das 10h30 às 12h10 e contou com a participação de 44 universitário. O convite para participarmos da edição da quadragésima semana acadêmica de Biologia, partiu do Sr. Luiz Henrique, que também é integrante do Grupo de Voluntários do Greenpeace do Vale do Itajaí e acadêmico da FURB. O tema desta semana acadêmica foi: Passado, Presente, Futuro: A Transformação da Vida.
Durante a referida palestra, tratou-se dos seguintes temas:
> O surgimento e a primeira ação do Greenpeace em 15.09.1971 contra os testes nucleares nas Ilhas Aleutas, no Alasca.
> O surgimento do Greenpeace no Brasil às vésperas da ECO-92 no Rio de Janeiro
> Como o Greenpeace atua na defesa do meio ambiente
> Os princípios de atuação da ONG
> A história do surgimento do primeiro grupo de voluntários do Greenpeace no Brasil, em Porto Alegre, RS
> A história do surgimento do grupo de voluntários no Vale do Itajaí, SC apresentada pelo voluntário Luiz Henrique.
> Ações e campanhas realizadas pelos voluntários do Greenpeace de Porto Alegre
> Desmatamento e queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado
> Crise hídrica
> Consumo consciente
Após a apresentação da palestra, foi aberto espaço para perguntas e depoimentos dos presentes. Na oportunidade a professora de biologia, Patrícia da Rocha Marques, levantou a questão sobre onde encontrar lista de empresas que atuam de forma sustentável para assim ajudar na divulgação das mesmas. E, por outro lado, onde encontrar uma lista de empresas que cometeram crimes socioambientais na sua linha de produção para os devidos boicotes.
O voluntário do Greenpeace de Vale do Itajaí, Luiz Henrique, também participou dos debates e contou a história do surgimento do seu grupo.
Ao término do encontro, todos foram convocados a serem os novos guerreiros do arco-íris para, juntos, criarmos um Brasil mais verde, pacífico e sustentável.
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Luiz Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário