sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" no Colégio Romano Senhor Bom Jesus



Na manhã desta sexta-feira (24.09.21) o Projeto Escola, representado pelo seu palestrante, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para os alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Romano Senhor Bom Jesus, de Porto Alegre, RS encerrando assim o ciclo de três palestra para todos os alunos do ensino médio da instituição. O convite para esse ciclo de palestras partiu da Orientadora Educacional, Luana Delfino. 


O encontro, via canal do YouTube da instituição de ensino, realizou-se das 10h30 às 12h e contou com a participação de 60 alunos e 3 professores. 

Os temas apresentados na referida palestra foram: 

> Pequena história do Greenpeace no Brasil e no Mundo

> As mudanças climáticas causadas com o aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> A Curva de Keeling 

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Queimadas e desmatamento na Amazônia, Pantanal e Cerrado

> A indústria da carne e da pesca

> Agrotóxicos

> Obsolescência programada e perceptível

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Conceito e história da sustentabilidade

> Histórico das Conferências da ONU sobre meio ambiente

> Os 5 R's da sustentabilidade


Após a apresentação da palestra, foi aberto espaço para perguntas. Na oportunidade duas alunas fizeram perguntas sobre a possibilidade de revertermos o processo das emissões de gazes do efeito estufa e sobre as ações do Greenpeace em defesa do meio ambiente. A professora Luana também salientou a importância das mudanças de hábitos e a importância de cada um nesse processo de construção de um planeta mais sustentável. 

Mais uma vez nossos agradecimentos à direção da escola por abrir esse espaço para a educação socioambiental na escola, aos professores presentes, e, principalmente, aos alunos pela calorosa acolhida e atuação. Por último e não menos importante, agradecimento à Coordenadora Educacional, Luana Delfino pelo convite. 










Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Luana Delfino

Nenhum comentário: