sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para o Projeto Pescar Campo Bom, Unipar, Batistella e Refinaria de Petróleo Riograndense

Ontem dia 23/09/21 o Projeto Escola realizou uma palestra online para o Projeto Pescar das unidades: Polo Campo Bom (Campo Bom/RS), Unipar (Santo André/SP), Batistella (Rio Negrinho/SC) e Refinaria de Petróleo Riograndense (Rio Grande/RS).

O convite foi feito pelo Educador Social que coordena o Projeto Pescar em Campo Bom, Léo da Silva. Participaram 46 pessoas, entre jovens e educadores da Fundação Projeto Pescar. Quem ministrou a palestra foi a voluntária Mirlaine Brasil de Souza sobre o tema "Os Desafios das Mudanças Climáticas".


Foto: Léo da Silva
A palestra ocorreu através da plataforma Zoom das 18:30 às 20:10 e os assuntos abordados foram:

> História do Greenpeace

> Gases do efeito estufa

> A Curva de Keeling 

> Os Rios Voadores

> Impactos das mudanças climáticas no Brasil

> Agricultura x Agronegócio

> A importância da preservação das Florestas

> Os 5 R's da sustentabilidade

> Obsolescência programada

> Consumo responsável


Depois da apresentação iniciaram as perguntas dos jovens, questionaram sobre
fast fashion e a atenção que devemos ter com a qualidade dos materiais que compramos. Também tiveram perguntas sobre o valor econômico em mudar hábitos, quando você decide ser sustentável e minimalista deixa de gastar dinheiro com coisas supérfluas.

Uma outra pergunta foi sobre o uso do coletor menstrual, que diminui o descarte de resíduos no planeta. E também a pergunta sobre como a voluntária entrou para o Greenpeace! *E eu que vos falo respondi que foi através do Conexão Verde e de eventos presenciais e online e foi a melhor escolha que fiz, estou muito feliz em fazer parte desse time.

No final, o Educador Léo conversou sobre as mudanças que precisam ser realizadas aos poucos, para que pessoa vá entendendo cada vez mais como ser consciente e sustentável, e assim construir um mundo mais saudável.

Foto: Valdeci
Gostaria de agradecer as palavras do voluntário Valdeci que é coordenador do Projeto Escola, e que esteve presente e ajudou no chat com vários dados importantes que enriqueceram a palestra.

Obrigada ao Léo da Silva e todos os adolescentes pela a oportunidade de trocarmos conhecimento nesse encontro incrível do dia 23, essa foi a minha primeira palestra!

Abraços, Mir.



Nenhum comentário: