quarta-feira, 5 de julho de 2023

Duas Palestras na EMEF Professor Anísio Teixeira Sobre Racismo Ambiental

Racismo e Injustiça Ambiental como tema em sala de aula

A convite da professora, Cynthia Tarrago, da EMEF Professor Anísio Teixeira, de Porto Alegre, RS, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na instituição de ensino para ministrar duas palestras (manhã e tarde) para os alunos do oitavo sobre racismo e injustiça ambiental. 

O primeiro encontro com o palestrante, Valdeci C. de Souza, ocorreu das 10h40 às 11h55 com a participação de 60 alunos do oitavo ano e 4 professores. No período da tarde a palestra deu-se das 13h35 às 14h50 com a participação de 75 estudantes entre eles alunos do oitavo ano e integrantes do PROJETAL Ambiental/LIAU e 3 professores. 

Nos dois encontros, o tema da palestra foi  "Racismo e Injustiça Ambiental: Precisamos Falar Sobre Isso!" que tratou dos seguintes assuntos: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no mundo

> Exibição de vídeo institucional das ações do Greenpeace no Brasil e no mundo

> A história e conceitos do racismo ambiental

> A história e conceito da Injustiça ambiental

> As causas do racismo e da injustiça ambiental

> As consequências do racismo e injustiça ambiental

> O racismo e a injustiça ambiental em números

> A história e os números da escravidão no Brasil

> Como reverter o processo do racismo e da injustiça ambiental

> Marco Temporal

> Consciência Política



Em ambos os encontros, os alunos participaram ativamente das palestras com perguntas e depoimentos bastante pertinentes. Em determinado momento, o palestrante, Valdeci questionou os alunos se eles conseguiam identificar racismo e injustiça ambiental na própria comunidade em que vivem. No início da palestra, eles não souberam responder, mas foram, aos pouco, identificando essa triste realidade conforme o tema foi sendo apresentado e os números deste racismo ambiental aparecerem em tela. As professoras presentes também fizeram algumas colocações sobre os temas abordados e contribuíram para tornar o encontro mais dinâmico. 

Isso mostra que o Projeto Escola, através da educação socioambiental, pode modificar o comportamento dos jovens para que eles, a partir deste conhecimento, possam tomar para si a responsabilidade de mudar sua triste realidade através de reivindicações da presença do estado nas comunidades com saneamento básico, moradia, educação de qualidade, saúde e mobilidade urbana e o fim do racismo e da injustiça ambiental. 

Ao final dos encontros, eles conheceram a lenda dos Guerreiros do Arco-Íris e foram convocados a ajudarem o Greenpeace na construção de um Brasil mais verde, justo, pacífico e sustentável. 




Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Daniele Andrade e Cynthia Tarrago

Nenhum comentário: