segunda-feira, 17 de julho de 2023

Terceiro Encontro na EMEF Gabriel Obino



Palestra "Racismo Ambiental" / Turno manhã

Dando continuidade ao ciclo de palestras socioambientais na EMEF Gabriel Obino, de Porto Alegre, RS, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retornou a esta instituição de ensino nesta segunda-feira (17.07.23), a convite da professora Elizabeth Milani, para mais dois encontros com alunos do ensino fundamental. 

O primeiro encontro ocorreu das 10h40 às 11h45 com a participação de 60 alunos do nono ano e 4 professores. Nesta oportunidade, o voluntário do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Racismo e Injustiça Ambiental: Precisamos Falar Sobre Isso" onde tratou dos seguintes tópicos: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no mundo

> Exibição de vídeo institucional das ações do Greenpeace no Brasil e no mundo

> A história e conceitos do racismo ambiental

> A história e conceito da Injustiça ambiental

> As causas do racismo e da injustiça ambiental

> As consequências do racismo e injustiça ambiental

> O racismo e a injustiça ambiental em números

> A história e os números da escravidão no Brasil

> Como reverter o processo do racismo e da injustiça ambiental

> Marco Temporal

> Comunidades quilombolas

> Consciência Política

Durante a apresentação desta palestra, os alunos fizeram perguntas ao palestrante e, após a apresentação de alguns slides, conseguiram identificar o racismo ambiental que sofrem na comunidade. 

Entenderam a importância deste tema em sala de aula para conscientização sobre as desigualdades sociais das pessoas que moram na periferia e, acima de tudo, perceberam que este só o conhecimento pode levar o povo a reivindicar, do poder público constituído, investimentos financeiros para melhorar as condições de vida do povo periférico e carente. 

O aluno, Timóteo Barcelos Ribeiro Pinto, do 9º ano (Turma 91), em determinado momento da apresentação, pediu a palavra e fez o seguinte comentário: "O rato não constrói a própria ratoeira, mas o ser humano constrói usinas nucleares"

Palestra Preservação Ambiental para alunos 4º ano - Tarde

A segunda palestra ocorreu no turno da tarde das 13h40 às 14h45 com a participação de 45 alunos do quatro ano do ensino fundamental e três professores. O tema foi preservação ambiental e, entre os temas abordados, tratou-se sobre: pegada ecológica, obsolescência programada e perceptível, lixo plástico, lixo zero e os 8 R's da sustentabilidade. 

A história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo também foram abordados com a gurizada. Durante o bate-papo com os jovens estudantes, foram exibidos o vídeo institucional do Greenpeace, a animação " O Homem Capitalista e "A Geladeira Fujona". 

Muito espertos e ativos, os estudantes participaram com perguntas e depoimentos tornando o encontro mais dinâmico e interativo. A aluna,  Maria Vitória da S. Diez, do 4º ano (Turma T.42) expressou sua preocupação: "O ser humano, com o seu lixo, está apodrecendo o planeta e vai acabar destruindo toda a vida na terra". 

Em ambos os encontros, os alunos foram convocados a ajudarem o Greenpeace na construção de um Brasil vais verde, pacífico, justo e sustentável.  

Nossos agradecimentos aos professores, Nathalie e Marcelo, que nos ajudaram na sala de vídeo  possibilitando, assim, as apresentações das palestra em Power Point e as exibições dos respectivos vídeos. 



Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Margarete Milani, Professora Letícia e Professora Nathalie


Nenhum comentário: