sábado, 9 de setembro de 2023

Oficina de Forno Solar Com o Grupo de Escoteiros Guajará Mirim 18 RS

Primeira equipe a concluir o forno Solar: Águia e Escorpião 

Na manhã deste sábado (09.09.23), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representados pelos integrantes, Denise, Elisângela, Laura, Marcos, Mirlaine e Valdeci, estiveram na sede do Grupo de Escoteiros Guajará Mirim 18 RS, em Cachoeirinha, RS para realizar uma oficina de construção de dois fornos solares. 

A atividade iniciou às 8h30 com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Grupo de Escoteiros, seguido de outras ações próprias do grupo.  Estiveram presentes a esta atividade, aproximadamente 40 pessoas entre jovens, chefes e demais integrantes.

Após as apresentações, o voluntário Green de Porto Alegre, Valdeci, apresentou o grupo de voluntários aos jovens escoteiros e seus líderes e contou uma pequena história do Greenpeace no Brasil e no mundo e suas ações em defesa do meio ambiente. 

Depois das devidas apresentações, formaram-se dois grupos e cada grupo foi responsável de construir seu forno solar. O primeiro grupo foi formado pelas equipes Águia e Escorpião e o segundo grupo pelas equipes Leopardo e Gorila. 


Cada um dos grupo esteve acompanhado por dois voluntários que ajudavam os jovens na tarefa de construir o forno solar. Denise e Valdeci circulavam entre os grupos auxiliando e orientado a montagem dos mesmos. 

Ao término da atividade, que ocorreu às 12h, os dois grupos apresentaram seus respectivos fornos solares e foram devidamente registrados para a prosperidade. Segundo declarações do Chefe, Alan, os fornos serão utilizados no próximo acampamento que o grupo de escoteiros irá realizar. 




Nossos agradecimentos ao chefe, Alan Gadenz Silva e demais líderes do Grupo pelo convite e calorosa acolhida. Agradecimentos especiais aos jovens escoteiros que participaram da oficina de forma ativa e 
participativa. 

Foi gratificante presenciar o entusiasmo de todos com a atividade e a preocupação deles com a preservação ambiental. 














Depoimento de Laura Felipeto:

"Amei a atividade! Sempre amo trabalho com crianças! Seres muito interessantes, e o futuro do planeta."

Depoimento de Valdeci Souza:

"Estava com saudades de fazer atividade presencial com os demais membros do Grupo do Green de Porto Alegre. Foi gratificante o empenho de todos e, principalmente, do entusiasmo dos jovens escoteiros com esta atividade lúdica na construção dos fornos solares. 

Segundo forno solar construído com a equipe Leopardo e Gorila


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Alan Gadenz Silva 

Nenhum comentário: