quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Palestra no Instituto São Francisco - Santa Família

Consumo Consciente e Sustentabilidade debatido no Instituto São Francisco Santa Família 

A convite do professor, Gilvan Andrade, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve no Instituto São Francisco - Santa Família, em Porto Alegre, RS para ministrar a palestra  "Consumo Consciente e Sustentabilidade" para os alunos desta importante instituição de ensino. 


O encontro ocorreu no auditório do instituto das 10h20 às 11h50, com a participação de 150 alunos e 6 professores. Durante o encontro, o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, tratou dos seguintes tópicos na referida palestra: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no Mundo

> Exibição do Vídeo Inspirando Ações


> As conferências da ONU sobre meio ambiente

> Crise climática 

> Aquecimento global

> Curva de Keeling

> Conceitos de Obsolescência Programada e Perceptível

> A ilha de plástico no Pacífico Norte

> Microplástico

> POPs - Poluentes Orgânicos Persistentes 

> Fossa das Marianas

> A importância da Reciclagem e do reaproveitamento de resíduos 

> As 6 Perguntas do Consumidor consciente

> Os 17 ODS 

> Conceitos de Sustentabilidade

> Queimadas e Desmatamento da Amazônia

> Os 8 Rs da Sustentabilidade


Foi comovente testemunhar o interesse do público pelos temas abordados e também de conhecer o trabalho de conscientização socioambiental desenvolvido pelo Grupo Itinerário Juventude e Sustentabilidade formado pelos alunos da Turma 21. 

Ao término da palestra todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-Iris para ajudar o Greenpeace na construção de um Brasil mais justo, verde, pacífico e sustentável. 

Grupo Itinerário Juventude e Sustentabilidade formados
pelos alunos da Turma 21

Nossos agradecimentos ao professor Gilvan pelo convite e aos demais professores presentes à palestra. Nossos agradecimentos especiais aos alunos que prestigiaram o evento de forma atenciosa. 

Depoimento do professor Gilvan Andrade:

"Meu querido amigo, Valdeci C. de Souza, do Greenpeace, ao parlar acerca do "consumo consciente e a sustentabilidade" trouxe, dentre tantas reflexões interessantes, a necessidade de repensarmos urgentemente nossas práticas, sob risco de muito cedo sermos "vomitados" pela dinâmica do ecossistema do qual fazemos parte, conscientemente ou não. 

Segundo ele, a natureza não precisa do homem, mas este é quem precisa e depende dela... Feito gafanhotos vorazes, vamos destruindo o que encontramos pela frente, estúpida e irresponsavelmente. Os eventos climáticos extremos, cada vez mais comuns, deixam claro que um futuro muito sombrio se avizinha. Minha geração, nascida no ocaso dos anos 1960, assim como as gerações anteriores, já está a assistir grandes tragédias resultantes dessa postura criminosa da espécie humana frente ao meio ambiente. 

O que esperar, então, para as gerações mais novas? Difícil mensurar, porém existe uma certeza: caminha-se, a passos muito largos, em direção ao abismo! A esperança, pelo que se vê, já demonstra sinais de cansaço. Moribunda, dá impressão de ter jogado a toalha... A "luz no final do túnel" mais faz parecer uma fina lâmina de fumaça sobre a vela derretida. 

Tamanho pessimismo nasce, sobretudo, da constatação de uma passividade modorrenta da espécie que, quase morta, jura gozar da vida eterna. 

Beijo no coração!"


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Gilvan Andrade

Nenhum comentário: