terça-feira, 5 de setembro de 2023

Palestra na Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas



Na noite desta terça-feira (05.09.23), o palestrante do Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU" para os universitários da Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas, de Pelotas, RS. 

O convite deste encontro de educação socioambiental partiu do professor, Irapuã Pacheco Martins, e ocorreu, via Zoom, das 19h25 Ás 21h com a participação de 19 universitários e o professor Uirapuã.  

Segundo a ONU, "Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil." 



Além de citar cada um dos 17 ODS, o palestrante apresentou alguns exemplos práticos para que os participantes possam adotá-los na sua rotina diária em casa, no trabalho ou mesmo na faculdade, para que o Brasil possa cumprir a Agenda 2030 e assim revertermos o aquecimento global e minimizarmos os trágicos eventos climáticos previsto para um futuro bem próximo. 

Temas como mudanças climáticas, gases do efeito estufa, curva de Keeling, desmatamento e queimadas na Amazônia, rios voadores, matriz energética brasileira, energia renováveis, conferências da ONU sobre meio ambiente e sustentabilidade também foram abordados na palestra. 

Ao término da apresentação, foi aberto espaço para perguntas e debates. O Professor, Irapuã, salientou a importância da palestra e como foi interessante ressaltar que cabe, a cada um dos presentes, em responsabilizar-se pelas próprias mudanças de hábitos e de consumo e, principalmente, em colocar em prática os exemplos citados. 

A preocupação dos jovens estudantes foi em relação ao investimento do Governo Federal em energias renováveis e, principalmente, sobre incentivos para uso de placas solares para a população mais carente. 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Irapuã P. Martins

Nenhum comentário: