quarta-feira, 5 de junho de 2019

Palestra na Câmara Municipal de Glorinha

No Dia Internacional do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem palestra os Desafios das Mudanças Climáticas

No Dia Internacional do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve no município de Glorinha para dar início a parceria do Projeto Escola com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Indústria e Comércio para a realização de ciclo de palestras na rede escolar e para a comunidade civil da cidade. 

Diretora da Sec. do Meio Ambiente (de casaco rosa) e Secretária Educação
A primeira palestra desta parceria de educação ambiental ocorreu nesta quarta-feira (05.06.19), no plenário da Câmara de Vereadores de Glorinha das 10h30 às 11h50 e contou com as seguintes ilustres presenças: Lígia Araújo, Secretária de Educação, Arissa Neves, Diretora de Gestão Ambiental, os secretários da Secretaria da Fazenda,  da Secretaria de Saúde, da Secretaria Obras, Viação e Serviços Públicos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, representantes da Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Glorinha - COOPERTRAG, funcionários da prefeitura e alunos do ensino médio da E.E.E.M. Deoclécio Ferrugem e convidados.

Plenário lotado para uma reflexão séria sobre as nossas ações e o futuro que estamos deixando às futuras gerações

Com o plenário lotado, inclusive com pessoas em pé, foi aberto os trabalhos com a apresentação dos músicos locais, Jézer Silva e William Ferrugem, que fizeram uma interpretação intimista e comovente da canção "Vira, Virou" de Kleiton & Kledir. Uma grata surpresa oferecida pela secretária de Educação, Lígia Araújo ao palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C. de Souza e ao público presente ao evento.  

 Nós somos o meio. Nós somos a natureza. O que está dentro está fora. 
Os temas tratados na palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" foram: Aquecimento global, gases do efeito estufa, curva de Keeling, consumo responsável, sustentabilidade (conceito e história), os 5 Rs da sustentabilidade, obsolescência programada, pegada ecológica, lixo plástico e reciclagem. As campanhas e ações do Greenpeace no Brasil e no mundo também foram abordadas, assim como uma pequena história da ONG. 

Uma plateia atenta, participativa e questionadora. Foi uma oportunidade ímpar para todos. Foi possível ensinar e aprender com os depoimentos prestados e pelas perguntas formuladas. Um dia especial para dar o pontapé inicial desta parceria de conscientização ambiental para os alunos da rede escolar municipal e para seus munícipes. 

A grata surpresa da apresentação dos músicos locais, Jézer Silva e William Ferrugem na canção "Vira, Virou
Obrigado a todos pela calorosa acolhida e pela homenagem musical. 

Valeu, guerreiros do arco-íris! 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Lígia Araújo


Nenhum comentário: