segunda-feira, 10 de junho de 2019

Palestra no Colégio Monteiro Lobato

          Três turmas do 3ª ano do ensino médio. A preocupação é com futuro que estamos construindo hoje. 

A convite do professor, Márcio Adriano Cardoso, o Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na manhã desta segunda-feira (10.06.19), no Colégio Monteiro Lobado, em Porto Alegre, RS para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" dentro da proposta de atividades desenvolvidas pela escola intitulada "Descaminhos do Absurdo".  

O encontro ocorreu no auditório da escola das 10h45 às 12h20 e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas. O público era constituído de três turmas do terceiro ano do ensino médio, seis professores e a diretora da instituição de ensino, Maria Alice.


Os temas tratados pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C de Souza foram: Mudanças climáticas, gases do efeito estufa, aquecimento global, curva de Keeling, consumo responsável, conceito e história da sustentabilidade, os 5Rs da sustentabilidade, obsolescência programada, oceanos de plástico e voluntariado. 

A história do Greenpeace, suas ações e campanhas no Brasil e no mundo em prol de um planeta mais verde, pacífico e sustentável  também foram tratados com os jovens estudantes. 

Muito ativos e participativos, os estudantes mostraram interesse nos temas debatidos e respondiam corretamente as perguntas formuladas pelo palestrante. Após a apresentação da palestra, foi disponibilizado tempo para perguntas e debates.

Como a escola já desenvolve um bom trabalho de consciência ambiental em sala de aula, os jovens formularam perguntas bastante pertinentes e o grande debate que surgiu foi a questão da responsabilidade da indústria da carne e dos laticínios com o desmatamento, com os gases do efeito estufa e, principalmente, com o consumo excessivo das fontes hídricas. 



A pergunta mais recorrente sobre este tema, era saber a razão do Greenpeace não focar, de forma mais impactante possível, a nossa responsabilidade na diminuição do consumo de carne e laticínios já que este é o grande problema do aquecimento global. Os jovens ali presentes desejam que a ONG desenvolva campanhas em favor do vegetarianismo e veganismo. 

Foi uma palestra bastante interessante para um público realmente interessado e preocupado, com as questões ambientais e que futuro estamos construindo para a gerações precedentes. Segundo os jovens, o momento pede atitudes urgentes e uma mudança profunda de hábitos de consumo e respeito à toda biodiversidade deste planeta já não tão azul. 


Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Márcio Adriano Cardoso 

Nenhum comentário: