sábado, 21 de setembro de 2019

Dia Mundial de Limpeza 2019!




O Grupo de Voluntários do Greenpeace em Porto Alegre organizou junto a Ong TodaVida e o Blog ImpactaOmundo o Dia Mundial da Limpeza que se realizou em 15 de setembro de 2019! O evento reuniu mais de 160 pessoas que se encontraram em quatro diferentes pontos da cidade (Parcão, Redenção, Shopping Total,Trilha no bairro Belém Velho) para coletar lixo nas ruas da capital. 

Com objetivo de conscientizar a população do problema que é o descarte incorreto e a consequente poluição dos mares por plásticos, os voluntários partiram com muito entusiasmo coletando tudo o que encontravam de lixo pelo caminho!

Na ação foi recolhido um total de 14.235 itens, destes os campeões foram:
- bitucas 10.189
- plástico (variados) 1.729
- papel 894
- metal 273
- copos descartáveis 237
- tampinhas de garrafas (metálicas) 219
- papelão 141
- vidro 95

Entre outros...

Mais uma vez, comprovamos que a bituca de cigarro é a grande vilã da poluição, lembrando que ela também contém plástico em sua composição! 
E o microlixo plástico, conforme pesquisas, já é encontrado no sal de cozinha e na água potável que chega nas torneiras das residências...

A quantidade de lixo, em uma cidade que possui coleta seletiva, impressionou. Mas, a "maratona" sob o sol escaldante que uniu MUITOS CORAÇÕES, ainda mais impactados pelo problema do lixo, também teve momentos de celebração, de reencontros e encontros com autores e autógrafos nos livros com Aline Néglia (100 Formas de Impactar o Mundo para Crianças), com Cláudia Campos (Eco Sementinhas) e com o renomado Professor Sebastião Salgado (Agroecologia 7.0). Também uma oportunidade de conhecer produtos sustentáveis, de lógica reversa, de novas fontes de energia renovável:  Exposição Carro Elétric, Exposição BioDigestor, Produtos da Consumo do Bem... e uma certeza: #LixoNoChãoNão!

Alguns depoimentos dos colaboradores dessa grande ação de responsabilidade civil:

Julia dos Santos
"Participar do Cleanup Day foi incrível! É prazeroso estar na rua colocando em prática tudo aquilo que nós verbalizamos e conscientizamos por aí. Olhar pro lado e ver tantas pessoas empenhadas também me traz a sensação de que um planeta saudável é possível sim e que nós não estamos nessa luta sozinhos, somos muitos, ainda bem! A vontade era de deixar Porto Alegre com #LixoZero, não foi possível, mas o que fizemos foi, com certeza, grandioso." Júlia - Voluntária do Greenpeace


"Passando para agradecer o dia e a convite do Juarez e da Aline para fazer parte dessa atividade. Nossa contribuição foi simbólica mas pontual: fomos até a área do velódromo e buscamos fazer o recolhimento de material plástico que tinha lá também. Lá é um símbolo do ciclismo aqui em Porto Alegre. Espero encontrar vocês em outros passeios e atividades." Rafael da ACERGS

"Nós, da Junior Achievement, agradecemos demais a todos que recolheram e trouxeram as várias tampinhas que temos aqui. Irá ser importantíssimo para executarmos nosso programa de combate à evasão escolar!"


Andres Francisco Fernandez Aldea
"A minha experiência foi ótima, pessoal super disposto, deu para conversar com muitas pessoas, e todas estavam muito empolgadas com a atividade de hoje. O dia bonito tb nos acompanhou. Tudo muito bem organizado materialmente. Só acho que poderíamos ter exposto esse "lixo" em algum lugar por um tempo X. Acho que depois de cada atividade social, devemos mostrar o significado disso. Daí a ideia da exposição, com materiais coletados, e talvez fotos dos envolvidos." Andrés - Voluntário do Greenpeace




Gratidão a todos os participantes anônimos e as organizações: ESCOTEIROSACERGSRAIZ TRAIL, FACTUMDECATHLON NILO, RECICLO, NETIMPACT, LIONS POA, ECOSURF/RS, APOENA SÓCIOAMBIENTALCONSUMO DO BEM, BOOKING e JUNIOR ACHIEVEMENT e aos voluntários do Greenpeace: Samanta Gaspar, Styphane, Julia dos Santos, Andres Aldea, Ana Paula Longhi, Cínthia Bordini, Diego Santos.

Veja mais imagens desse dia incrível clicando aqui: 🔄 

#diamundialdalimpezapoa #diamundialdalimpeza #worldcleanupday #bitucazero #lichonochaonao #lixozero
Texto: Cínthia Bordini
Imagens: Julia dos Santos, Ana Paula Longui, Sofia Bordini, Emerson Feijó...

Nenhum comentário: