quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Duas Palestras na EMEF David Canabarro - Edição 2019

Educação Ambiental em sala de aula 


Nesta quarta-feira (25.09.19), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, em Canoas, RS para falar aos alunos do sexto e sétimo anos sobre questões climáticas e preservação ambiental. 

A primeira palestra ocorreu das 10h30 às 11h55 e contou com a participação de 30 alunos do sétimo ano e dois professores. O segundo encontro ocorreu das 13h15 às 14h50 e contou presença de 50 alunos do sexto ano e quatro professores. 

As turmas do sétimo ano - pela manhã - assistiram a palestra com temas relacionados às mudanças climáticas, aquecimento global, gases do efeito estufa, história e conceitos de sustentabilidade, consumo responsável, pegada ecológica, oceanos de plásticos, 5 Rs da sustentabilidade e campanhas do Greenpeace no Brasil e no mundo.

Os alunos do sexto ano - no período da tarde - tiverem um bate-papo também sobre temas ambientais, especificamente sobre respeito ao meio ambiente, aos animais, pegada ecológica, sustentabilidade, reciclagem, consumo responsável e campanhas e ações do Greenpeace. Na oportunidade, foram exibidos vários vídeos para ilustrar os temas apresentados. Os vídeos exibidos foram: Inspirando ações, o homem capitalista, os animais salvam o planeta e consumo responsável. 

A preocupação dos jovens estudantes com o futuro do planeta. 

Foram momentos de muita aprendizagem para os alunos que fizeram muitas perguntas e, alguns alunos, aproveitaram a oportunidade para darem depoimentos de seus hábitos de rotina praticando o respeito ao meio ambiente. A preocupação de todos com o aquecimento global e com a degradação da natureza refletia nos questionamentos e no interesse de todos nos debates. O palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C de Souza, aproveitou para convocar os jovens estudantes a serem os novos "Guerreiros do Arco-Íris" e ajudarem o Greenpeace na construção de um planeta mais verde, pacífico e sustentável. 

Nossos agradecimentos ao Professor de História, Sr. César Rodrigues Schuk, que nos auxiliou na logística da apresentação dos slides em Power Point e por sua contribuição durante a palestra com seus depoimentos. 

Agradecimento especial a equipe do DEPA - Diretoria de Educação e Preservação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Canoas, na pessoa da Sra. Rosângela Perroco pela parceria no ciclo de palestras na rede escolar de Canoas. 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Rosângela Perroco 

Nenhum comentário: