terça-feira, 27 de setembro de 2011

Luto: Wangari Maathai


Postado por Fernanda GreenPOA

Wangari Maathai - 'Árvores Mama' 

Greenpeace está profundamente entristecido pela notícia da morte de Wangari Muta Maathai. É uma tristeza que estamos compartilhando com as pessoas de todo o continente Africano, e do mundo.
Foto de arquivo: Wangari Maathai (direita) e os defensores da floresta, na Suécia, 2005. © Christian Åslund / Greenpeace



Após uma longa luta contra o câncer, a queniana Maathai faleceu na noite do dia 25 aos 71 anos em Nairobi, no Quênia.
Maathai foi fundamental para o movimento anti-desmatamento, e uma lutadora apaixonada pelos direitos humanos e justiça social para as todas as comunidades que dependem dos recursos florestais. Ela viveu e trabalhou em Nairobi, no Quênia.
Wangari Maathai foi além de Premio Nobel da Paz, uma ambientalista e fundadora do Movimento Cinturão Verde, uma mulher que lutou destemidamente para a melhor gestão das florestas e das comunidades que delas dependiam num momento em que ninguém mais o fazia.
Como conseqüência do seu trabalho, Maathai e seus colegas do movimento foram repetidamente espancados, presos, perseguidos, e publicamente vilipendiados pelo regime Moi do Quênia ao longo dos anos. É esta persistência e atitude corajosa por parte da Professora Maathai, que a fez tornar-se uma das mulheres mais admiradas e respeitadas no Quênia.
"Ela é uma personagem exemplar do movimento ambiental e seu legado será sentido por muitas gerações futuras", disse Anne Lamont, Director Executivo Interino para Greenpeace África .


Fonte: Greenpeace internacional

Nenhum comentário: