sábado, 17 de março de 2012

O Grande Milagre - O Greenpeace nas Telas do Cinema



Estreou esta semana, nos cinemas brasileiros, o filme O Grande Milagre, dirigido por Ken Kwapis e estrelado por Drew Barrymore, John Krasinkski e grande elenco. 

O filme foi inspirado na história real da Coordenadora da Campanha de Vida Selvagem do Greenpeace no Alasca, Cindy Lowry e do Coordenador da Campanha de Baleias, Campbell  Plowden que emocionaram o mundo em 1988 ao resgatarem três baleias-cinzas que estavam presas pela rápida formação de gelo no Alasca.

Para o salvamento das baleias-cinzas, Lowry e Plowden reuniram uma força de trabalho improvável e antagônica para a época: empresas petrolíferas, governo dos Estados Unidos, comunidades esquimós, ambientalistas e militares russos.   

Para ter o apoio dos soviéticos e do governo americano, a ativista do Greenpeace telefonou para a agência de notícias Associated Press narrando sua dificuldade em conseguir navio quebra-gelo e apoio logístico. Quando a notícia se espalhou na mídia internacional, forçou o governo do presidente Ronald Reagan a participar do resgate e a permitir que dois navios quebra-gelo russo entrassem em território americano (em pleno período da guerra fria) para salvar os animais.

Cindy Lowry foi uma mulher corajosa que soube enfrentar este desafio e mostrou para o mundo que é possível superar diferenças políticas, culturais e sociais em benefício de um bem maior: A vida. Mesmo que de três baleias. O Greenpeace, na sua luta diária em benefício do ecossistema, provou que é possível fazer a diferença: basta acreditar e lutar.

Assista ao filme e comente em nosso blog.

Veja a seguir a entrevista que o Greenpeace Estados Unidos realizou com Drew Barrymore e a ativista Cindy Lowry durante o lançamento do filme em Washington, em janeiro: 


Leia abaixo, reportagem publicada no site do Greenpeace Brasil: 



Nenhum comentário: