quinta-feira, 29 de março de 2012

Rainbow Warrior, prazer em conhecê-lo!

No último fim de semana, a Coordenadora do Grupo de Voluntários do Green Porto Alegre esteve em Manaus, AM para participar do open boat no navio Rainbow Warrior III e do lançamento nacional da nova campanha do Greenpeace Brasil : "Desmatamento Zero". 

Leia abaixo o relato da Coordenadora e sua experiência a bordo do Guerreiro do Arco-Íris: 

Rainbow Warrior III no Brasil / Foto: Aline Abreu

Semana passada meu telefone tocou e quando atendi me disseram: Tenho uma proposta indecente para você. Queres ajudar no open boat aqui em Manaus?

Quase não acreditei! Falei com o meu chefe, adiantei meu trabalho e, dois dias depois, estava no aeroporto.
Havia voluntários de vários lugares do Brasil, todos na expectativa de conhecer o mais novo navio do Greenpeace!

Quando fomos ao porto de Manaus, onde o Rainbow Warrior estava atracado, a visão nos encheu de alegria e entusiasmo. É um veleiro magnífico, feito para navegar usando apenas as velas e pouquíssimo motor, fazendo com que utilize apenas 1/3 do combustível que outros navios semelhantes utilizariam.  

Ver as embarcações do Greenpeace sempre emociona, pois são o símbolo da nossa luta pelo meio ambiente. Enquanto o Rainbow Warrior nos visita no Brasil, os navios Artic Sunrise e Esperanza se encontram na África e sul da Ásia, também trabalhando com a campanha de florestas nestas regiões. A presença do navio aqui no Brasil é muito importante pois prova que trabalhamos  por um mundo mais verde em todos os lugares. A natureza não tem fronteiras.


Lançamento da campanha Desmatamento Zero / Foto: Aline Abreu
O open boat

Nosso objetivo era ajudar nos dois dias de visitação ao navio. Os voluntários se revezaram em várias tarefas: atender as pessoas na fila, falar sobre a organização e a campanha Desmatamento Zero, coletar assinaturas para a petição, controlar as vans que transportavam os visitantes, guiar os visitantes no navio e mostrar as principais áreas deste (Heli deck, sala de conferência, proa e ponte de comando). Cada tour durava cerca de meia hora e as pessoas, ao final da visitação, diziam que não queriam que tivesse acabado. Ao todo, quase 2 mil pessoas visitaram a embarcação. Os tripulantes do navio também participaram do evento. Haviam 17 pessoas de 15 nacionalidades diferentes, todos muito simpáticos e sempre dispostos a esclarecer as dúvidas dos curiosos.


Ponte de Comando / Foto: Aline Abreu
Saudades

Foram dois dias muito intensos. Muito trabalho, muito calor, muito suor; mas o navio, as pessoas que conheci e a oportunidade de muito aprendizado me marcaram e deixaram saudades. O Rainbow Warrior foi construído com dinheiro doado por pessoas que acreditam no nosso trabalho e que se preocupam com um mundo melhor.  O nosso novo guerreiro do arco-íris está pronto para muitas lutas. E você?






                                    Coordenadora do Grupo do Green Porto Alegre


Nenhum comentário: