segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Feira Temática da Biodiversidade na Escola Batista Cristo é a Vida

Escola Batista Cristo é a Vida - Novo Hamburgo, RS. 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos

No dia 29 de Setembro último, os voluntários do Green Porto Alegre Alan, Denise de Souza, Matheus, Tainara e Valdeci rumaram para Novo Hamburgo, RS. para participarem da Feira Temática de Biodiversidade da Escola Batista Cristo é a Vida a convite do professor Maikon Laux Borba.

Compareceram ao evento os alunos de todas as turmas da escola, bem como professores, familiares e demais membros da comunidade de Novo Hamburgo.

Durante a Feira Temática da Biodiversidade foi possível apreciar as diversas estantes com suas exposições e alunos com discursos na ponta da língua. No espaço destinado ao evento, vários temas relacionados com a biodiversidade e a sustentabilidade eram apresentados ao público presente.

Entre eles podemos citar os seguintes trabalhos que chamaram a atenção dos voluntários: Geração de energias limpas com suas maquetes de energia eólica, solar e térmica; trabalhos de manejo de solo; animais extintos e em perigo de extinção (principalmente animais da região); reciclagem de garrafas Pets; a geografia do mundo da era glacial até os nossos dias, bem como trabalhos sobre literatura e demais temas relacionados com a biodiversidade e sustentabilidade. 

Professor Maikon L. Borba recebendo material para a biblioteca da escola
Para a surpresa dos voluntários do Green Porto Alegre os alunos Lucas, Oseias, Amanda, Caroline, Lialy, Matheus, Gustavo e Isis montaram uma estante do Greenpeace com cartazes e uma maquete muito criativa de uma baleia no oceano. Esta turminha trabalhou – e muito – para convencer a todos da necessidade de assinarem a petição do Desmatamento Zero.

A aluna Isis era a mais enfática e entusiasmada de todos. No alto dos seus doze anos circulava pela feira, com prancheta e petição em punho, abordando a todos com sua simpatia e uma explicação convincente para que o público assinasse a petição da Lei de Iniciativa Popular contra o desmatamento no Brasil.

Aluna Isis colhendo assinaturas para o Desmatamento Zero
Durante a Feira Temática da Biodiversidade o Greenpeace Porto Alegre também montou  sua barraca e expôs a cozinha solar, banners e distribuiu farto material gráfico de campanhas que realiza no Brasil bem como recolheu assinaturas para a petição do DZ.

A Feira aconteceu das 9h às 11h com grande público presente e 97 assinaturas para a Campanha do Desmatamento Zero que, na sua grande maioria, foram obtidas pelo “Grupo Juvenil do Greenpeace” representado pelos alunos da escola.

Após a Feira Temática da Biodiversidade uma palestra aos alunos
Após a realização da Feira Temática da Biodiversidade, todos foram convidados a participar da palestra ministrada pelo voluntário Valdeci com o tema “Mudanças do Clima”. A palestra ocorreu das 11h às 11h50h e foi possível abordar vários temas expostos na própria Feira.

A biblioteca da Escola Batista Cristo é a Vida recebeu material gráfico para futura consulta dos alunos. O professor Maikon L. Borba recebeu material e petições da campanha do Desmatamento Zero e comprometeu-se a continuar a colher assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular.

Parabéns ao “Grupo Juvenil do Greenpeace” representado pelos alunos Lucas, Oseias, Amanda, Caroline, Lialy, Matheus, Gustavo e Isis. Ótimo trabalho, gurizada!


Foi uma manhã de sábado bastante produtiva e educativa. Foi possível aprender com os alunos e transmitir a eles outros conhecimentos. Uma parceria que está dando muito certo: Escola e Greenpeace. 


Veja abaixo Galeria de Fotos

Um comentário:

laura disse...

PARABENS AO GRUPO GREENPEACE
FICAMOS HONRADOS COM SUA PRESENÇA.DEUS ABENÇOE VCS E SEU TRABALHO!!!

Professora Laura