quarta-feira, 6 de abril de 2016

Palestra Escola Estadual de Ensino Fundamental Décio Martins Costa


Quarta-feira, 6 de abril de 2016, no relógico 13h de uma tarde escaldante lá estava o Projeto Escola pronto para ministrar mais uma palestra sobre "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para uma galera de 70 alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Décio Martins Costa, de Porto Alegre, RS. Seis professores e alguns funcionários também se fizeram presentes ao encontro. 

Apesar da tarde nublada e estarmos em pleno outono, onde se esperaria uma temperatura mais agradável, o tempo esquentava a medida que os minutos se sucediam e, abanar-se (quem podia) no meio deste povo todo, não refrescava muito o ambiente. Mesmo assim, a palestra foi um sucesso e a gurizada aproveitou o tempo para aprender um pouco mais sobre esta temperatura maluca e a razão deste dia escaldante mesmo com céu nublado de outono. 

A professora Fabiane Gerber foi a responsável pelo convite ao Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre para que o encontro ocorresse (como de fato ocorreu) nesta tarde das 13h30 às 15h. Sorte que os voluntários do Green de Porto Alegre puderam contar com a competência (e persistência) do Sr. João Francisco Ávila, secretário da instituição, na instalação dos equipamentos de data-show e aparelho de som que possibilitaram que o palestrante Valdeci C. de Souza realizasse uma boa apresentação aos alunos. 

Quando tudo parecia dar errado entre cabos, conexões, tomadas e toda esta parafernália elétrica e tecnológica de software e hardware - que não se entendiam entre si - o secretário João Francisco procurava uma solução para o problema. Corre pra cá, corre pra lá; ajusta aqui e ali; cabos de três pinos com tomadas de encaixe que não encaixavam ou um fio que ora sobrava, ora faltava em minutos que corriam... e o tempo que passava e ficava cada vez mais quente... Finalmente o heroi da tarde salvou tudo a tempo e a palestra finalmente foi iniciada com grande alívio de todos. 

Durante a palestra os alunos mostraram interesse nos temas tratados e alguns responderam os questionamentos sobre mudanças climáticas e aprenderam também a importância de práticas sustentáveis para que possamos diminuir as emissões de gases do efeito estufa. 

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos e Logística: Denise da S. de Souza


Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado. O mínimo que poderia fazer era ajudar ou me esforçar para que objetivos tão nobres e honrados, como são as ações do Greenpeace, tivessem sucesso.
Por pouco não eletrocutamos todos na Escola... brincadeira, tudo estava sob controle (ou quase) a não ser o calor.
Podem contar com meu apoio a qualquer momento inclusive se tiver de enfrentar navios em alto mar ou agir em qualquer outro ambiente; até mesmo se precisar montar um equipamento às pressas em um salto de para quedas.
Quando a causa for o planeta e a humanidade, estamos juntos!
Gostaria muito, se for possível, de que fosse criado um vínculo c/ nossa escola principalmente no que diz respeito aos alunos, que são carentes em todos os sentidos. Temos um espaço muito grande c/ alguns setores de área verde pouco aproveitadas, que podem servir também de ponto de partida p/ grandes idéias e ações. Aguardamos de portas abertas p/ um café, um chimarrão ou apenas p/visita. Abraços!
Agradeço em nome da Escola e principalmente pelos alunos que curtiram e tiraram proveito da palestra.