sábado, 13 de agosto de 2016

Palestra no Colégio Estadual Cônego Scherer


170 alunos afinados com o tema "Mudanças Climáticas" 

O Projto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre esteve, na manhã deste sábado (13.08.16), na cidade de Guaíba, RS. para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" no Colégio Estadual Cônego Scherer. 


O Convite para este encontro, partiu da Professora Sinara Teixeira Heller com o objetivo de apresentar aos alunos do ensino médio da instituição, a história do Greenpeace e suas ações e campanhas em benefício do meio ambiente que são realizadas no Brasil e no mundo. 

O encontro ocorreu no auditório do Colégio das 9h15 às 11h15 e contou com a participação de aproximadamente 170 alunos e seus respectivos professores que estiveram na escola neste sábado somente para assistirem a palestra.

No primeiro momento os jovens conheceram a história do Greenpeace e, no segundo mmomento, ouviram a palestra sobre Mudanças Climáticas. Suas causas e consequências para o planeta e a responsabilidade de cada um - através de suas respectivas pegádas ecológicas - nas as emissões de gases do efeito estufa. 

Outros temas tratados nas duas horas do encontro, foram: obsolescência programada, consumo responsável, práticas sustentáveis, fontes renováveis de energia e voluntariado. Vídeos institucionais e motivacionais também foram exibidos. 

Foi muito legal constatar o belíssimo trabalho desenvolvido pela direção e professores do colégio no quesito de ensinar aos seus educandos a questão do respeito ao meio ambiente. Mais legal anda, foi notar o quanto os alunos estavam preparados para a palestra já que todas as perguntas formuladas pelo palestrante Valdeci C. de Souza foram prontamente respondidas e outras tantas questões levantadas em momentos oportunos no decorrer dos debates. Todos estavam com as respostas na ponta da língua! 

Alunos participativos que sabiam - na ponta da língua - tudo sobre aquecimento global

Uma turma bastante afinada com os temas propostos e apresentados nesta palestra bastante produtiva e realmente comovente. 
Bom chegar em uma escola onde a organização cumpriu à risca todos os requisitos para uma boa apresentação e alunos devidamente cientes das questões ambientais. Muitos dos jovens faziam anotações em seus cadernos para um futuro trabalho escolar. 

O Projeto Escola, através de seu palestrante, sente que seu trabalho é valorizado e a mensagem transmitida ecoa na juventude escolar de forma ainda mais produtiva quando a escola soma esforços com o GT Escola neste sentido. E foi isso que se presenciou neste colégio em Guaíba. . 

O trabalho de conscientização se torna mais favorável e gera mais frutuos e todos passam a adotar práticas sustentáveis e diminuem suas emissões de gases do efeito estufa em ambientes em que a escola faz um bom trabalho de conscientização neste sentido. Esta palestra, a pedido da direção e professores do Colégio Estadual Cônego Scherer, só demonstra esta preocupação de todos com a educação ambiental. Com certeza esta gurizada possui bons motivos para serem bons ambientalistas. 

Parabéns à direção, professores e alunos pelo excelente trabalho pré-palestra e, comovido, agradecemos o convite para falarmos sobre temas tão importantes e pela recepção calorosa e respeitosa de todos. 

Valeu, gente!!!

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos e Logística: Denise da S. de Souza



Nenhum comentário: