quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Palestra On-line Para Alunos e Professores da Escola Salustiano Trindade

 

A convite da professora Marinilza Pereira Garcia, da Escola Salustiano Trindade, de São José de Ribamar, MA, o Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo seu palestrante, Valdeci C. de Souza, ministrou palestra, on-line, para alunos do ensino médio da instituição. 

O encontro ocorreu das 19h30 às 20h50 e contou com a participação de 17 pessoas entre alunos e professores. O principal tema, como não poderia deixar de ser, foram as queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal em razão da repercussão destes atos criminosos na mídia, não só no Brasil, como em todo mundo. 


A palestra "Causas e Consequências do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, Cerrado e no Pantanal" tratou destas questões e também possibilitou tratar de temas como o aquecimento global, mudanças climáticas e sustentabilidade. A história do Greenpeace e suas campanhas no Brasil e no mundo também foram assuntos discutidos no encontro. 

Ao final da palestra, os alunos mostraram preocupação com a degradação do meio ambiente, do descaso do governo federal com as queimadas e o desmatamento nestes importantes biomas brasileiros e a lentidão dos governantes em tomar medidas eficazes no sentido de parar com tais práticas criminosas. 


Todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-íris para terminar com a destruição do meio ambiente e preservar a rica biodiversidade do planeta.












Abaixo algumas declarações dos alunos e professores presentes:

"Tem que haver uma conscientização das pessoas, para isso é imprescindível ter informação e conhecimento das consequências dessa destruição da floresta. Triste e lamentável!" 

Nathalia Pereira 

"O discurso negacionista da devastação ambiental atende aos interesses da bancada ruralista. Querem lucar acima de tudo." 

Hávila Figueiredo 

"Convivemos com calor intenso, o que nos leva a consumir mais ventilador e ar-condicionado. Ou seja, exploramos mais o meio ambiente, a ponto de não suportar tanto impacto causado pelo ser humano."

Nilza Garcia 

"É a consciência ambiental que garantirá a preservação dos nossos biomas. É um tema que realmente precisa ser mais trabalhado nas escolas e na sociedade em Geral". 

Francisca Carvalho

"Infelizmente é triste saber que a causa disso são os seres humanos que não cuidam da nossa floresta."

Joyciane Lopes


Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Denise S. de Souza e Nilza Garcia  

Nenhum comentário: