terça-feira, 6 de julho de 2021

Palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito" Para Alunos da Escola Romano Santa Marta


Educação Ambiental na Escola Romano Santa Marta 

Nesta terça-feira (06.07.21), o palestrante, Valdeci C. de Souza, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, ministrou a palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito" para alunos do ensino médio da Escola Romano Santa Marta, de Porto Alegre, RS. O convite para este encontrou, partiu da professora Fabiane Copetti que tinha o objetivo de esclarecer os alunos da instituição de ensino sobre as causas e consequências da depredação do meio ambiente e o surgimento das pandemias. 


Alunos do Ensino Médio preocupados com a Pandemia.


O encontro ocorreu, via Google Meet, das 8h30 às 10h e contou com a participação de 34 alunos e 4 professores. A voluntária do Greenpeace Porto Alegre, Ananda Soares Soldateli, também esteve presente ao evento.  Os temas tratados pelo palestrante do Projeto Escola na referida palestra foram os seguintes: 

> Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS

> O ciclo da transmissão do vírus da COVID-19

> As Zoonoses e as transmissões das doenças dos animais aos seres humanos

> A relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses

> A contextualização do Antropoceno

> Pegada ecológica

> Aquecimento global 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia

> Rios voadores

> práticas sustentáveis 

> Os 5 Rs da sustentabilidade


Durante as explanação dos temas, alguns alunos faziam perguntas pertinentes e manifestavam suas preocupações com as ações humanas na degradação do meio ambiente e o surgimento da Covid-19. 

Ao final da palestra, foi aberto nova oportunidade para os jovens alunos fazerem perguntas e depoimentos. Foi interessante testemunhar o interesse dos alunos e professores com as questões ambientais. Todos foram convocados a serem os novos "Guerreiros do Arco-Íris" para ajudar o Greenpeace na construção de um planeta mais verde, pacífico e sustentável. Afinal, não temos um Planeta B e precisamos preservar e cuidar deste que habitamos. 

Abaixo depoimentos de dois participantes da palestra:

Lívia - Aluna do 2º Ano do Ensino Médio

"Fiquei feliz de saber que existe o Greenpeace de Porto Alegre. É uma instituição muito à frente do nosso tempo, refletindo sobre os hábitos que nós temos e precisamos mudar. Muito legal essa iniciativa de promover esses debates na escola. 

Achei muito boa a iniciativa do colégio em trazer o Greenpeace e adorei a proposta do grupo. Sempre achei muito interessante essa pauta e me preocupo muito em lidar com o meio ambiente, principalmente no momento que estamos. Por mais que tenhamos diários que já ajudam, sempre importante a aprender mais."

Fabiane Copetti - Orientadora Educacional

"Quando recebi a proposta do projeto escola, achei fundamental dar seguimento e oportunidade dos nossos alunos refletirem sobre seus hábitos. O Greenpeace tem essa preocupação global, o que nos remete a nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Parabéns pela iniciativa." 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Ananda Soares Soldateli

Nenhum comentário: