sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" Para Estudantes da QI Faculdade e Escola Técnica

A convite do Coordenador do Centro de Pesquisas da QI Faculdade e Escola Técnica, Rodrigo Moreira Barreto, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" para os estudantes desta instituição de ensino. 

O encontro ocorreu dia 19.07.21 das 19h15 às 21h50 e foi transmitido, ao vivo, pelo canal de YouTube da QI Faculdade e Escola Técnica. Para você que não acompanhou a palestra ao vivo, pode ver ou rever a gravação do vídeo clicando AQUI). 

Segundo levantamento da Coordenação do evento, tivemos um público de 1.200 estudantes e 18 professores assistindo na instituição de ensino e no Canal do YouTube da QI, até o momento, 320 visualizações do vídeo. E contando...

O Coordenador da QI TEC, Rodrigo Barreto, abriu o encontro apresentando ao público um trabalho alusivo aos cinco anos do Centro de Pesquisa e os 54 prêmios - nacionais e internacionais - recebidos pela instituição por projetos desenvolvido pelos estudantes da QI TEC. Após essa apresentação, deu-se início a palestra proferida pelo palestrante, Valdeci. 

No primeiro momento da palestra (das 19h30 às 20h45), tratou-se dos seguintes temas: 

> As Conferências da ONU sobre meio ambiente

> As mudanças climáticas

 > Aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Agronegócio ou agricultura? 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado

> Obsolescência programada e perceptível

> Economia reversa

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Indústria da Carne e da Pesca 

> Conceito de Sustentabilidade 

> As Seis Perguntas do Consumidor Consciente

> Os 5 R's da sustentabilidade

> Energias Renováveis 

Chuva de palavras que os estudantes identificaram na palestra

No segundo momento do encontro (das 20h45 às 21h50), foi aberto espaço para o debate sobre os temas apresentados. Neste momento, o palestrante e o coordenador da QI TEC aprofundaram alguns assuntos com a participação dos alunos através da sala de bate-papo e dos depoimentos do público que assistia o encontro via YouTube. Vale salientar, que a palestra servirá de base para que os alunos criem projetos com o tema sustentabilidade e os melhores trabalhos irão participar de feiras de ciências, tanto na própria instituição, quanto em concursos nacionais e internacionais. 

Ao término dos trabalhos, todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-Íris para ajudar o Greenpeace na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 

Nossos agradecimentos pelo convite em participar deste encontro e parabéns aos alunos que, atento e participativos, mostraram interesse pelos temas apresentados e nos debates surgidos. Parabéns ao Rodrigo Barreto por inspirar seus jovens estudantes a serem os protagonistas nas mudanças necessárias para a construção de um planeta legal de se viver e parabéns a direção da QI Faculdade e Escola Técnica que abriu as portas para o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre. 

Até um próximo encontro e, mais uma vez, obrigado pela calorosa acolhida. 

Abaixo alguns dados gentilmente fornecidos pelo Professor Rodrigo Moreira Barreto sobre palestra proferida:


DADOS GERAIS:

  • Estimativa de estudantes que assistiram a palestra ao vivo: 1200
  • Estimativa de professores que assistiram a palestra ao vivo: 18
  • Maior taxa de visualização simultânea no YouTube: 120 pessoas
  • Respostas no formulário de problemas identificados (que eles preenchiam ao longo da tua fala): 97
  • Problemas identificados (ao menos uma citação): 43
  • Problemas utilizados na nuvem de palavras (com duas ou mais citações): 26
impacto ambiental (12), comércio não sustentável (10), capitalismo (8), consumismo (8), educação (8), não reaproveitamento (8), descarte do lixo (8), falta de solidariedade (7), obsolescência programada (7), propaganda enganosa (7), comércio agressivo (6), desmatamento ambiental (6), embalagens prejudiciais (6), impulso (6), não rastreamento (6), produtos inúteis (6), contaminação da comida (5), más práticas administrativas (5), exploração do trabalho (5), consumidor sem consciência (4), marcas de desejo (4), poluição (4), trabalho escravo (4), invasão de terras (3), reaproveitamento (3), efeito estufa (3)

  • Algumas frases e depoimentos da interação dos estudantes e professores no chat ao vivo

José Marcelo Pedroso dos Santos
Este assunto é muito importante e todos sabemos , mas por que ninguém assume suas responsabilidades com essa causa?

Giana Lagranha de Souza
interesses políticos e econômicos se opõem a essas ações positivas, acabamos esbarrando sempre nisso. Por isso o protagonismo dos estudantes é muito importante. para que os erros deixem de ser repetidos

Giana Lagranha de Souza
quantas inovações engavetadas por não atenderem a demandas de lucro e interesses de empresas ou setores econômicos? carro eletrico, por exemplo, existe a mais de 50 anos. Só que ele é o fim da industria da gasolina. É preciso uma nova consciência e atitude perante ao planeta e a natureza, pois somos parte deles. Novos gestores e líderes tem um papel principal nesse processo

Andressa Abreu
Devemos nos tornar minimalistas! Ajuda o bolso e o planeta. E é libertador!

Natã Regio
Faço doações para pessoas carentes que muitas vezes não tem condições, mês passado doei um telefone para uma família da restinga que conheço, para uma menina de 8 anos poder assistir as aulas online

Luciana Furstenau Fuchs
Na Escola do meu filho fazemos trocas e vendas de livros e uniformes usados entre os pais

Susan Vidal
aqui em casa separamos todo o lixo, e entregamos de forma organizada pra um catador de lixo, toda semana. É questão de respeito! Recicla e gera renda pra ele

Madalena Santos
Devemos copiar o modo de vida dos nossos avós: ir as compras c/suas sacolas de pano, as garrafas retornáveis de plásticos de coca cola e as garrafas de vidros para cerveja. Ou mesmo as de leite como antigamente, quando se tinham os tarros.

Andressa Abreu
o impacto existe e muitas vezes é inevitável, o nossa questão é amenizar os impactos


Texto: Valdeci C. de Souza 

Fotos: Valdeci C. de Souza e Rodrigo Barreto



Nenhum comentário: