O encontro ocorreu das 9h30 às 11h10 e contou com a participação de 73 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Participaram ainda os professores Carlos Juca, José Geraldo da Silva de Lacerda, Eliane Teles e o coordenador Tiago França
Durante o encontro, foram abordados os seguintes temas:
> As Conferências da ONU sobre meio ambiente
> As mudanças climáticas
> Aquecimento global
> Gases do efeito estufa
> Curva de Keeling
> A importância da preservação da floresta Amazônica
> Os Rios Voadores
> Agronegócio ou agricultura?
> Desmatamento e queimadas na Amazônia
> Obsolescência programada e perceptível
> Economia reversa
> Emergência hídrica
> Consumo responsável
> Indústria da Carne e da Pesca
> Conceito de Sustentabilidade
> As Seis Perguntas do Consumidor Consciente
> Os 5 R's da sustentabilidade
> Energias Renováveis
Durante a palestra, alunos e professores fizeram algumas intervenções com perguntas pertinentes sobre os temas apresentados enriquecendo ainda mais os debates. Isso prova que, tanto a direção e professores da Escola Filemon Teles e seus alunos possuem preocupações com a degradação do planeta e mostraram interesse na mudança de hábitos e na prática dos 5 R's da sustentabilidade.
Ao término do encontro, todos foram convocados a serem os novos guerreiros do arco-íris para a construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. O palestrante voltou a sugerir que os estudantes criassem um grupo ecológico na escola para realizar ações socioambientais na escola e na cidade e assim inspirar a todos para a preservação do meio ambiente.
O palestrante citou alguns exemplos de atividades que o grupo ecológico pode desenvolver na escola para inspirar os outros estudantes e a comunidade escolar para práticas socioambientais em benefício de todos e do meio ambiente:
> Juntar garrafas pets, tampinhas
de embalagens plásticas, caixas de papelão, lacres de latinhas de alumínio para
doação para famílias de catadores do município ou para realizar artesanato com
os próprios alunos na aula de arte.
> Recolher azeite
reutilizados para a produção de sabão e futura doação para famílias carentes da cidade
ou para uso na escola.
> Construir horta
comunitária e uma composteira na escola. Os alimentos plantados podem ser
utilizados para alimentação na escola e/ou para doação. A composteira serviria para a produção de adubos e
chorume para ser usados nos jardins e hortas da escola..
> Atividades de limpeza e
embelezamento de bairros carentes da cidade e recolher lixo e plásticos nos
rios e lagos da cidade. Na escola também é possível fazer esse trabalho de
limpeza e embelezamento.
> Catalogar o lixo recolhido e criar um painel de conscientização da preservação ambiental.
> Realizar palestras de
conscientização ambiental para alunos e os moradores da cidade
A Proposta, diga-se, foi aceita por todos!
Abaixo o depoimentos de dois professores:
José Geraldo
"Uma palestra muito boa. Nossos alunos são muito carentes de informações sobre essas questões ambientais e principalmente sobre a sustentabilidade. A referida palestra contribuiu de forma peremptória para o crescimento de uma consciência ambiental em nossos jovens e adolescentes.
Creio que novas atitudes serão concretizadas e poderemos mudar esse caminho obscuro que temos pela frente. Mais uma vez, parabéns ao Greenpeace pelo seu empenho na salvação da natureza e da própria espécie humana."
Eliane Teles
"Palestra muito empolgante e didática, que trouxe para nossos alunos novas informações que renderão bons frutos. Ver a participação deles com perguntas, opiniões e colocações pertinentes, trabalhando a oralidade e a criticidade é tudo que um professor precisa para ter certeza de que estamos no caminho certo.
Parabéns, Valdeci e obrigada pela disponibilidade."
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Eliane Teles
Nenhum comentário:
Postar um comentário