segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" Para Alunos do Ensino Fundamental da Escola Filemon Teles

A convite da professora Eliane Teles, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre,  representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Filemon Teles, de Mauriti, CE. 

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (30.08.21) das 13h30 às 15h15 e contou com a participação de 80 alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, do professor Carlos Juca, da Professora Andressa Santos Lôbo e do Coordenador Tiago França dos Santos. 

Durante o encontro, foram abordados os seguintes temas:

> As Conferências da ONU sobre meio ambiente

> As mudanças climáticas

 > Aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Agronegócio ou agricultura? 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia

> Obsolescência programada e perceptível

> Economia reversa

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Indústria da Carne e da Pesca 

> Conceito de Sustentabilidade 

> As Seis Perguntas do Consumidor Consciente

> Os 5 R's da sustentabilidade

> Energias Renováveis 


Durante a palestra, os alunos Cecilia Furtado e Adão Gabriel fizeram intervenções pertinentes sobre os temas apresentados enriquecendo ainda mais os debates. A professora Andressa também, em algumas oportunidades, pediu a palavra para explanar alguns pontos e trazer os temas para a realidade local. 


Ao término do encontro, todos foram convocados a serem os novos guerreiros do arco-íris para a construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. O palestrante ainda sugeriu que os estudantes criassem um grupo ecológico na escola para realizar ações socioambientais na escola e na cidade e assim inspirar a todos para a preservação do meio ambiente. Proposta, diga-se, aceita por todos!.  



Abaixo depoimento da Professora Andressa Santos Lôbo: 

"Excelente palestra! É assim que podemos definir o momento de aprendizado que tivemos com o representante do Greenpeace que explanou de forma muito clara, dinâmica e prática o papel da sustentabilidade no nosso dia a dia, além da sua importância para o meio ambiente e para o futuro da humanidade. 

Como professora de geografia, reconheço o privilégio das nossas crianças e adolescentes terem tido a oportunidade de aprender mais sobre essa temática de grande relevância social, economia e ambiental, que só veio a agregar com os conteúdos vistos em sala de aula."


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Tiago F. dos Santos

Nenhum comentário: