domingo, 26 de março de 2023

Noite das Ideias - Debate Mais Verde, Mais Qualidade de Vida

Mais verde, mais qualidade de vida como tema de debate

Na noite do último sábado (25.03.23), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, na pessoa do palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, participou do evento Noite das Ideias, com o debate "Mais Verde, Mais Qualidade de Vida" realizado no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, em Porto Alegre, RS. O convite para participarmos deste debate partiu da Aliança Francesa de Porto Alegre na pessoa da Srta. Nívia Ferreira de Souza. 

A terceira edição da Noite das Ideias, segundo descrição dos organizadores, "tem por objetivo celebrar a livre circulação de ideias e a troca de conhecimento, misturando os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade" e  o evento foi realizado com a parceria da Aliança Francesa de Porto Alegre, Instituto Goethe de Porto Alegre, Festival Poema em Cena e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e ocorreu nas dependências do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo das 19h às 20h15. 

Os Coordenadores do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Cínthia Bordini, Marcos Rodríguez e Mirlaine Brasil se fizeram presentes para prestigiar o evento. A Coordenadora Cínthia, inclusive, deixou sua contribuição convocando a todos a terem um olhar mais carinhoso para com a cidade e para com as nossas praças e parques. 

A mesa de debate era composto pela jornalista e artivista, Sílvia Franz Marcuzzo, da jornalista, poeta, e tradutora, Fernanda Bastos e do Coordenador do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza. O debate iniciou-se com a fala da mediadora, Sílvia F. Marcuzzo que fez a apresentação dos dois debatedores seguido com a palavra inicial de Fernanda e Valdeci. 

Durante o debate os temas como mudanças climáticas, sustentabilidade, qualidade de vida e a importância da preservação ambiental foram amplamente discutidos. As ações diárias e individuais para que possamos viver num planeta mais verde, pacífico e sustentável foi outro tema relevante e levou a todos a repensarem seus hábitos de consumo e de vida para a concretização deste objetivo em prol do meio ambiente. 

Após a participação dos integrantes da mesa, foi aberto espaço para que o público presente formulasse suas perguntas e realizassem seus depoimentos. Foi muito inspirador testemunhar o engajamento de todos na preservação ambiental e, consequentemente, numa melhor qualidade de vida para todos. 











Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Cínthia Bordini e Daniela Salet

Nenhum comentário: