quinta-feira, 23 de março de 2023

Palestra no Colégio GP




A convite do professor, Eduardo Lopes da Silva Filho, do Colégio GP, de São Paulo, SP o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, na pessoa de seu palestrante, Valdeci C. de Souza, foi ministrada a palestra "Água é Vida!".

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 8h50 às 11h e contou com a participação de 20 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental e quatro professores. 






Durante a palestra, foram tratados os seguintes temas:

> O percentual de água em algumas partes do nosso corpo

> Os Rios Voadores

> O ciclo da água potável até a nossa casa

> Desmatamento da Amazônia e a diminuição de chuvas nas regiões Sul e Sudeste

> O lixo plástico nos rios e oceanos

> A ilha de plástico no Pacífico Norte

> Fossa das Marianas

> O consumo de água diária pelo ser humano

> Preservação e racionalização da água

> dicas para economizar água

> Os 5 Rs da Sustentabilidade 

Ao final da palestra, que deveria ter a duração de apenas uma hora, se estendeu em razão da participação ativa e interessada dos jovens estudantes. A maior preocupação deles, foi em relação ao lixo plástico nos rios e oceanos e as consequências danosas, para o meio ambiente e para o ser humano, na medida em que a nossa espécie está bebendo e comendo microplásticos. O debate foi mediado pela professora Andressa. 

Foi inspirador ver essa gurizada tão jovem e preocupada com a preservação da vida marinha, da natureza como um todo e, principalmente, com o futuro do planeta. Parabéns aos professores e a direção da escola que proporcionou este encontro e, em especial, ao professor Eduardo pelo convite. 



Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Professora Andressa e Professor Eduardo

Nenhum comentário: