quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Duas Palestras Sobre Racismo Ambiental na EMEB Monsenhor Leopoldo Hoff

Alunos do período da Manhã 
A convite da professora, Camila Alexandrini, da EMEB Monsenhor Leopoldo Hoff, de Porto Alegre, RS o palestrante do projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, ministrou duas palestras sobre "Racismo e Injustiça Ambiental" para alunos do ensino fundamental e médio da instituição nesta segunda-feira, 02.08.2023.


O primeiro encontro ocorreu das 10h às 11h15 com a participação de 30 alunos do 2º Ano do Ensino Médio e três professores. A palestra no período da tarde, ocorreu das 13h40 às 14h50 com a participação de 50 alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental e 5 professores. 

Em ambas as palestras os temas abordados foram: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no mundo

> Exibição de vídeo institucional das ações do Greenpeace no Brasil e no mundo

> A história e conceitos do racismo ambiental

> A história e conceito da Injustiça ambiental

> As causas do racismo e da injustiça ambiental

> As consequências do racismo e injustiça ambiental

> O racismo e a injustiça ambiental em números

> A história e os números da escravidão no Brasil

> Como reverter o processo do racismo e da injustiça ambiental

> Marco Temporal

> Comunidades quilombolas

> Consciência Política

No período da manhã, a professora,  Camila instigou os alunos se manifestarem sobre racismo e injustiça ambiental nos bairros do entorno da escola. Salientou ainda, que o tema é importante em sala de aula para que os jovens possam ter conhecimento dos fatos e, por conhecerem a realidade, possam mudar e exigir políticas públicas para mudar as carências que eles mesmos sofrem enquanto moradores da periferia. 




Alunos turno da tarde 

No período da tarde, a professora, Berenice Pommer, também salientou da importância da educação socioambiental realizada pelo Greenpeace na escola e também fez alguns comentários pertinentes sobre os temas apresentados na medida em que o jovem precisa conhecer sobre racismo ambiental e suas injustiças sociais para poderem, eles mesmos, os protagonistas na construção de um outro futuro possível.  Onde seja possível viver num Brasil mais justo, pacífico, verde e sustentável. 












Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Professoras Camila e Berenice 




Nenhum comentário: