sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Palestra Para os Professores da Escola Municipal de Ensino Infantil Érico Veríssimo

Educação ambiental com pessoas inspiradoras e comprometidas com a causa 

A convite do Vice-Diretor da Escola Municipal de Ensino Infantil Érico Veríssimo, de Porto Alegre, RS Sr. Carlos Henrique Ramos Soares, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, participou da formação pedagógica dos profissionais que atendem essa importante instituição, com a palestra "A Era dos Humanos e a Extinção de Espécies" ministrada pelo palestrante, Valdeci C. de Souza.

Antes do início do encontro, o Sr. Carlos Henrique mostrou, ao voluntário do Greenpeace de Porto Alegre, as dependências da instituição de ensino com suas inúmeras salas de atividades pedagógicas, de recreação e de convivência onde são atendidos seu público alvo: Bebês a partir de seis meses de idade até crianças de seis anos. Mostrou ainda, o belo pátio e a composteira da escola.  

Realmente uma instituição de primeiro mundo voltada para o cuidado e a educação infantil de qualidade. A escola disponibiliza farto material pedagógico (brinquedos, livros e materiais didáticos diversos) e também material de recreação para desenvolver a capacidade intelectual e motora de seus alunos. Seu corpo docente é altamente qualificado e se dedica, a essa importante missão, com competência e dedicação. Foi possível testemunhar o amor de todos eles neste processo educacional e de relacionamento afetivo com seus meninos e meninas. 

Vice-Diretor iniciando os trabalhos 
Depois deste tour pelas dependências da escola, o Sr Carlos Henrique iniciou a reunião apresentando o palestrante do Green de Porto Alegre aos colegas educandos e salientou o objetivo da palestra que seria ministrada a seguir. O encontro ocorreu dia 25.08.23 das 10h às 12h e contou com a participação de 50 pessoas entre direção, educadores e demais funcionários da EMEI Érico Veríssimo.




Os temas abordados na referida palestra foram: 

> Conceitos do Antropoceno

> A riquíssima Fauna e Flora brasileira

> As 5 ações humanas que estão pondo em risco de extinção algumas espécies de fauna e flora no Brasil e no mundo

> As espécies ameaçadas de extinção no Brasil e no Mundo em percentual

> Algumas espécies já extintas

> O que se pode encontrar de espécie em uma área de 1,08 hectare de terra na Amazônia

> Pegada Ecológica

> Crise Climática

> Queimada, desmatamento e invasão de terras indígenas na Amazônia

> Obsolescência programada e perceptível

> Ilha de plástico no Pacífico Norte

> As conferências da ONU sobre meio ambiente

> Conceitos de sustentabilidade

> Os 8 R's da Sustentabilidade

O Antropoceno na formação pedagógica 
Durante o decorrer palestra, houveram momentos de perguntas dos participantes o que possibilitou vários debates pontuais sobre o que o palestrante estava explanando no momento o que, pra alegria de todos, tornou o encontro mais dinâmico e participativo.

A preocupação era com a degradação do meio ambiente, da extinção de várias espécies da fauna e da flora e a nossa responsabilidade, enquanto espécie racional, neste processo. Neste encontro, foi possível testemunhar o interesse de todos por novos conhecimentos e, principalmente, na possibilidade de transmitir aos seus alunos e familiares o que aqui foi debatido.

Todos muito atentos e participativos. O debate foi produtivo! 

Nossos agradecimentos à direção, professores, atendentes e demais funcionários da EMEI Érico Veríssimo pelo convite e pela calorosa acolhida e presença. Nossos agradecimentos ao vice-diretor, Carlos Henrique que possibilitou este encontro onde foi possível, todos juntos, aprendermos e ensinarmos.









Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Professora Gabriela de Moraes Pureza

Um comentário:

Juliete Martins disse...

Palestra muito necessária! Que possamos cada vez mais espalhar informações importantes como as que tivemos acesso hoje e mobilizar a população. Obrigada, Valdeci. Obrigada, Greenpeace!