quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Palestra na EMEF Carlos Antônio Wilkens

Educação socioambiental para alunos do EJA

Na noite desta quinta-feira (31.08.2023), o Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Antônio Wilkens, em Cachoeirinha, RS para ministrar a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" para os alunos do EJA . 

O encontro ocorreu das 19h30 às 20h45 com a participação de 60 alunos do EJA e 7 professores. A Vice-Diretora, Adriane Pereira Argimon, abriu o encontro para falar sobre a importância da palestra e pediu a colaboração de todos para que o momento fosse o mais produtivo possível. Os temas abordados pelo palestrante, Valdeci C. de Souza, na referida palestra foram:  

> A história do Greenpeace no Brasil e no Mundo

> Exibição do Vídeo Inspirando Ações

> As conferências da ONU sobre meio ambiente

> Crise climática 

> Aquecimento global

> Curva de Keeling

> Obsolescência Programada e Perceptível

> A ilha de plástico no Pacífico Norte

> Microplástico

> POPs - Poluentes Orgânicos Persistentes 

> Fossa das Marianas

> A importância da Reciclagem e do reaproveitamento de resíduos 

> As 6 Perguntas do Consumidor consciente

> Os 17 ODS 

> Conceitos de Sustentabilidade

> Queimadas e Desmatamento da Amazônia

> Os 8 Rs da Sustentabilidade

Durante a palestra os estudantes, atentos e participativos, responderam os questionamentos do palestrante sobre os temas apresentados e, ao término da palestra, foi aberto espaço para as perguntas do público presente. 

A preocupação era com a degradação do meio ambiente e o futuro da espécie humana neste planeta. As ações de confronto realizadas pelo Greenpeace no Brasil e no mundo também despertou interesse dos estudantes e professores. 



O aluno, Itamar Francisco P. Gomes, era o mais entusiasmado com a palestra e, por várias vezes, contribuiu com perguntas e depoimentos interessantes sobre os tópicos na medida em que eles eram apresentados. 

Foi gratificante e estimulante presenciar o interesse de todos, professores e alunos, pela preservação da natureza e o comprometimento que firmaram de, a partir de agora, colocarem em prática, em suas rotinas diárias, as seis perguntas do consumidor consciente e os 8 Rs da sustentabilidade.  

Nossos Agradecimentos à direção e professores pelo convite e calorosa acolhida. Agradecimentos especiais aos alunos que estiveram presentes ao encontro pela atenção dispensada, pelos depoimentos e perguntas. 



Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Adriane P. Argimon e Daniela Mendes Oppelt

Nenhum comentário: