quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ponto Verde e Palestras no Colégio ACM Centro

Aplauso aos alunos, professores, coordenadores e a direção do Colégio ACM Centro
pela iniciativa de receber o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos 

Atendendo o convite da bibliotecária Cinara Ferreira, os ambientalistas Alan, Heberton, Linda, Tainara e Valdeci do Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre participaram da inauguração da XVII Feira do Livro do Colégio ACM Centro no dia 03 de Outubro de 2012 com exposição e palestras. 

Para este importante evento, os ativistas montaram uma exposição de quadros, banners e materiais gráficos das ações em prol do meio ambiente e da paz realizadas pelo Greenpeace no Brasil e no exterior. O público também pode conhecer, de perto, a cozinha solar e perceber que outro mundo é possível: Um mundo mais sustentável com energias limpas. Adesivos, folhetos e um vasto material foi distribuídos ao público que participou das palestras e visitou nosso espaço.

Após a palestra a bibliotecária Cinara Ferreira recebeu material do Green
Linda e Valdeci ministraram duas palestras multimídia no dia 03/10 com o tema "Mudanças do Clima". O primeiro encontro foi com os alunos da 7ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental e ocorreu das 8h30 às 10h e contou com a participação de 120 alunos e professores. 

A segunda palestra foi ministrada para a turma do 1º Ano do Ensino Médio e ocorreu das 10h30 às 11h45. Assistiram à palestra, além dos 76 alunos, professores, coordenadores e o diretor do colégio. 

Os voluntários aproveitaram a oportunidade para conscientizar o público presente à Feira da necessidade, urgente, de conseguirmos 1,4 milhões de assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular que irá tornar crime o desmatamento no Brasil. A exposição do Greenpeace ficou aberta para visitação no 5º andar do colégio nos dias 3 e 4 de Outubro. 

A colaboração valiosa de Lídio na captação de assinaturas para o DZ
Durante os dois dias de atividades do Greenpeace foi possível obter 57 assinaturas para a Campanha do DesmatamentoZero. Vale salientar que a grande maioria destas assinaturas só foi possível graças ao empenho (e um discurso convincente) do Sr. Lídio, da Coordenação do Colégio, que a todos abordava com sua simpatia. Acrescenta-se também o fato que os professores, coordenadores e a direção do Colégio ACM Centro foram de uma simpatia, atenção e muito colaboraram para a causa assinando nossa petição. 

Ao circular pelos corredores do colégio, foi possível encontrar professores da instituição que foram colaboradores do Greenpeace. Inclusive um ex-voluntário que atuou na ONG por mais de dez anos: Sr. Ricardo Grazioli. Segundo suas declarações, ele viajou muito pelo Greenpeace e atuou como voluntário em Porto Alegre. Neste período conheceu vários funcionários e ativistas do Brasil inteiro. Alguns já se afastaram e outros continuam atuando ativamente no Green. 

Segundo declarações de Valdeci "foi uma experiência interessante bater um papo com Ricardo e saber de sua atuação e dos ensinamentos que ele levou para a vida. Hoje Grazioli acompanha as ações do Green pelas redes sociais e atua como ciberativista nas oportunidades em que é solicitado a ajudar e nas petições que assina e compartilha com seus amigos virtuais e reais". 

Que outras instituições de ensino sigam o exemplo do Colégio ACM Centro e também solicitem a presença do Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre a participar de suas atividades culturais, educacionais e sociais para que esta troca de experiências possa ser útil a todos e assim possamos (escolas e Greenpeace) contribuir melhor para um mundo mais pacífico e verde. 

Veja abaixo galeria de fotos 

Um comentário:

Cinthia disse...

Show! Parabéns aos ambientalistas!