sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Quatro Palestras na E.M.E.F. Getúlio Dornelles Vargas

Alunos atentos e participativos nas palestras sobre respeito ao meio ambiente e aquecimento global. 

Nesta sexta-feira (19.08.16), Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na cidade de Parobé, RS. para ministrar quatro palestras para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Dornelles Vargas a convite da professora Andréia Santos da Costa. 

As palestras ocorreram em quatro oportunidades distintas durante o dia no ginásio esportivo da instituição com a participação de aproximadamente 525 pessoas entre alunos e seus respectivos professores. 

O primeiro encontro ocorreu das 7h45 às 9h15 para alunos do terceiro, quatro e quinto anos e a segunda palestra, para alunos do sexto, sétimo, oitavo e nono anos ocorreu das 10h30 às 11h50. 

No período da tarde, o primeiro encontro ocorreu das 13h30 às 14h50 também para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (3º, 4º e 5º anos). A última palestra do dia ocorreu ocorreu das 15h30 às 17h10 para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (do sexto ao nono ano). 

Para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, tanto para o turno da manhã quanto para o turno da tarde, os temas tratados foram respeito ao meio ambiente e aos animais, noções básicas de reciclagem, sustentabilidade, consumo consciente e exibições de vídeos de animação lúdiicos educativos com os temas sobre estas questões. 

Para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, foram abordados temas como mudanças climáticas, gases do efeito estufa, consumo consciente, pegada ecológica, sustentabilidade, fontes renováveis de energia e a história do Greenpeace com suas ações e campanhas no Brasil e no mundo. Também foram exibidos vídeos institucionais e motivacionais. 

Ao final da última palestra, os professores receberam materiais gráficos das campanhas do Greenpeace para serem expostas na biblioteca para futuras consultas de alunos e o corpo docente da instituição de ensino. 

Durante estes encontros, foi possível perceber que os alunos da EMEF Getúlio D. Vargas, estavam em sintonia com os temas propostos já que os educandos respondiam prontamente as perguntas formuladas pelo palestrante Valdeci C. de Souza. Muitos, inclusive, davam depoimentos pessoais sobre suas práticas de consumo consciente e na adoção de práticas sustentáveis. 

Todos os jovens estudantes estavam interessados e muito participativos o que tornou o dia muito mais produtivo e dinâmico. É bom quando encontramos escolas que fazem um bom trabalho de conscientização ambiental com seus alunos. 

O Projeto Escola agradece a direção e professores pela calorosa recepção e o apoio logístico para que este encontro fosse um verdadeiro sucesso. Um obrigado mais que especial aos jovens estudantes que receberam o palestrante de forma tão carinhosa, respeitosa e ativa com suas perguntas e questionamentos durante este dia comovente. 

Com certeza foram plantadas inúmeras sementes no fértil solo dos corações destes meninos e meninas nesta mágica sexta-feira. Estas sementes irão dar bons frutos e há de surgir, num futuro bastante próximo, bons ambientalistas e passivistas. 

Assim, será possível revertermos este processo de degradação e transformarmos este lar chamado terra, em um planeta mais verde e sustentável. 

Valeu, gente!

Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza 
Fotos: Juarez dos Santos (Professor) / Andréia S. da Costa
Logística: Tiago Silva - Coordenador da escola

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Excelente palestra, bastante dinâmica; alertou a todos - professores e alunos - sobre a responsabilidade de cada um com o meio ambiente.