quinta-feira, 14 de junho de 2018

Palestra no I Seminário Internacional de Sustentabilidade, Gestão e Inovação

GT Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, presente no Seminário. O meio ambiente em pauta

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, foi convidado para participar do I Seminário Internacional de Sustentabilidade, Gestão e Inovação, evento promovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Unidade de Chapecó, através da coordenadora do seminário, Sra. Manuela dos Passos

Sustentabilidade para um futuro possível 
O tema proposto ao GT Escola para a palestra a ser ministrada no seminário foi:  Dia do Meio Ambiente:  O Que Temos a Comemorar? Por tratar-se de um tema bastante amplo e com um questionamento tão importante, foi preciso desenvolver uma nova palestra que respondesse a este questionamento.

O palestrante Valdeci C de Souza, que integra a equipe do GT Escola, foi indicado para estar presente no seminário e falar aos inscritos no encontro e também aos demais convidados e participantes do I Seminário Internacional de Sustentabilidade, Gestão e Inovação. 

A palestra foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, SC. no dia 12.06.18 das 20h às 21h30 para um público aproximado de 120 pessoas. Entre os convidados, destacam-se a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, na pessoa do Coronel Adilson S. Sperfeld,  reitor da UNOESC, representantes do Poder executivo, legislativo e outros convidados e participantes que também farão suas apresentações no Seminário. 

A abertura oficial do Seminário deu-se às 19h30 com os discursos iniciais dos componentes da mesa formados pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, representantes do poder executivo e legislativo do município de Chapecó, reitor da UNOESC, e demais convidados. 

Palestra "Meio Ambiente: O Que Temos a Comemorar" 
Após os discursos de abertura do evento,  foi apresentado dois  espetáculos de dança contemporânea composto de jovens da comunidade. Dando continuidade ao evento, foi realizada a palestra proposta pelo Seminário "Dia do Meio Ambiente: O Que Temos a Comemorar", proferida pelo voluntário do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C de Souza.

No primeiro momento, foi apresentada uma pequena história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo em defesa do meio ambiente seguido por um vídeo em que foi possível constatar os confrontos e campanhas realizadas pela ONG nos últimos quarenta anos de sua intensa atividade. 

No segundo momento da palestra, foi preciso contextualizar  as conferências da ONU  desde 1972 até a COP 21 em 2015 que trataram das questões ambientais. Outras questões foram tratadas nas últimas conferências, como preocupações sociais, uma vez que o ser humano também deve estar inserido nos temas e preocupações do meio ambiente, tais como: Erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, igualdade de gênero e os 17 Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU em que os países se comprometem a cumprir até 2030. 

Relatórios do Greenpeace doados à UNOESC

Por último, práticas sustentáveis que cada um pode colocar em prática no dia a dia para a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa e ser um consumidor consciente e não cair mais na armadilha da obsolescência programada e assim diminuir o consumo pelo consumo e a produção excessiva de lixo e, claro, a logística reversa.

Ao final da palestra, a UNOESC recebeu materiais gráficos das campanhas e relatórios do Greenpeace para serem disponibilizados para consulta dos universitários na biblioteca da instituição de ensino. 

Foi interessante participar do seminário e perceber que o meio ambiente é preocupação da UNOESC e também dos poderes executivo, legislativo e judiciário do estado de Santa Catarina. A comunidade escolar local compareceu também ao evento dando um brilho especial  ao seminário, o que prova que a juventude está preocupada com o futuro e dispostas a lutar por um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 

Nossos agradecimentos a UNOESC - Unidade Chapecó, na pessoa da Sra. Manuela Passos pelo convite para participarmos deste importante Seminário e a todos da equipe da organização do evento pela calorosa recepção e acolhida  ao integrante do GT Escola. Agradecimentos também para a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, na pessoa do Sr. Simão  pelo auxílio logístico que possibilitou a exibição da palestra em Power Point e ao público em geral e aos alunos da universidade  que se inscreveram para assistirem a palestra e que se fizeram presentes de forma atenta e participativa. 

Texto: Valdeci C de Souza 


Um comentário: