quinta-feira, 7 de junho de 2018

Palestra no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Alunos contestadores e questionadores sobre as questões ambientais 

Os voluntários Denise da Silva de Souza e Valdeci C de Souza, integrantes do Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, estiveram, na tarde desta quinta-feira (07.06.18), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campos Canoas, para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas". 

O convite para realizarmos a palestra aos jovens estudantes, partiu do Sr. Marcelo Garcia, Diretor de Educação Ambiental e sua equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas. O encontro aconteceu no auditório da instituição de ensino das 13h30 às 15h45 e contou com a participação de aproximadamente 120 alunos, 4 professores e 4 funcionários  da Secretaria do Meio Ambiente do município. 

Os Desafios das Mudanças Climáticas em sala de aula 
Os temas tratados com os estudantes foram: Mudanças Climáticas, gases do efeito estufa, consumo responsável, obsolescência programada, sustentabilidade e a história do Greenpeace com suas ações e campanhas no Brasil e no mundo. As campanhas "Chega de Agrotóxico", "Chega de Madeira Ilegal" e "Defenda os Corais da Amazônia" também foram amplamente discutidas no auditório. 

O tempo da palestra, que normalmente é de noventa minutos, estendeu-se por mais quarenta e cinco minutos em razão das inúmeras perguntas formuladas e os debates que se estabeleceu entre o palestrante Valdeci C de Souza e os alunos. Por vezes, até mesmo os professores interferiam nas discussões para ampliar as perspectivas de entendimento dos temas tratados durante a palestra.  

Mesmo ao fim do encontro, alguns alunos cercaram o palestrante na entrada do auditório com mais perguntas e o debate seguiu por outros trinta minutos! Isso prova, que a juventude possui interesse nas questões ambientais e quer participar ativamente nas mudanças de paradigmas e criar uma nova consciência ambiental para termos um país mais verde e sustentável. 

A Campanha "Defenda os Corais da Amazônia" foi amplamente discutida com os jovens estudantes. 
Desenvolvimento e sustentabilidade. É possível?
O grande dilema dos alunos era como conciliar o poder econômico com a questão ambiental. Como colocar em prática a tal sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e financeiro que todos buscam. Segundo as declarações de alguns alunos, somos influenciados pela propaganda, pelas grandes empresas que só pensam no lucro imediato e a falta de vontade política de nossos dirigentes para as questões do meio ambiente. 

Este é o nosso trabalho, como Projeto Escola: Ampliar o debate, conscientizar e mostrar que um outro mundo é possível. Que é possível um desenvolvimento sustentável e que cabe, a cada um de nós, sermos os protagonistas destas mudanças e quebrarmos os   paradigmas. 

Nossos agradecimentos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas pela parceria da conscientização ambiental em sala de aula e aos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas pela calorosa acolhida.  Agradecimento especial ao Professor Alexandre Tadachi Morey que nos auxiliou na parte logística e também por sua contribuição na palestra. 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos e Logística: Denise da S de Souza 

Nenhum comentário: