quinta-feira, 4 de abril de 2019

Audiência Pública Em Viamão Não Ao Lixão

vice cacique Sergio

Na noite de quarta feira, dia 03 de abril de 2019, o grupo de voluntários do Greenpeace Porto Alegre prestou apoio à comunidade de Viamão-RS, contra a instalação de Aterro Sanitário/lixão nas saibreiras da Capororoca, localizada na zona rural do município.  Há uma rica fauna na região, como bugios, capivaras, quero-queros, aracuãs e várias espécies de pássaros. Há uma flora composta por matas nativas, como paineiras e figueiras Há vertentes e poços, que abastecem moradores e produtores orgânicos.

José Paulo Barros e Cacica Acuab
Além do prejuízo à fauna, flora e à produção orgânica, a instalação de dito aterro prejudicará a vizinhança, especialmente tribo indígena localizada próxima ao local. Acuab e Sergio, caciques da tribo Polidoro, nos presentearam na audiência com seus sábios conhecimentos. 

José Paulo Barros, presidente da Sociedade Amigos do Guarujá (SAG) e da Associação Comunitária de Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre (ACOMAZS), também foi demonstrar seu apoio à comunidade de Viamão. 

Nesta oportunidade, o Greenpeace Porto Alegre pode passar seu recado sobre os guardiões da floresta e das mudanças climáticas causadas pelos gases do efeito estufa como o CO2 e o Metano, aquele pelo desmatamento para a construção do aterro, este pelo descarte inadequado dos resíduos. 

Sobre os guardiões divulgou-se ao público a campanha global da organização neste mês de abril de 2019, mês do indígena. 

Ainda sobre o lixo, o Greenpeace colocou-se à disposição para auxiliar na educação ambiental da cidade, especialmente quanto ao uso e descarte correto dos resíduos.

Participou desta atividade a voluntária Luciele de Souza.



Fotografias: José Paulo Barros e Caroline Argenti
Texto: Luciele de Souza 

Nenhum comentário: