quarta-feira, 17 de abril de 2019

Greenpeace Porto Alegre na OAB

Na última quinta feira, dia 11 de abril de 2019, os voluntários do Greenpeace Porto Alegre, a convite da Comissão de Relações Internacionais (CERIIM), compareceram na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul. 

O objetivo do convite era estreitar relações entre a as duas organizações para, juntos, proporem melhorias para o planeta. 

Para tanto, os voluntários acompanharam a primeira reunião anual da comissão, cuja pauta era constituída de três assuntos: 

A imigração dos Venezuelanos em terras brasileiras, a visita do atual presidente do Brasil aos Estados Unidos e a imigração de estrangeiros na Europa. 


Voluntárias Gloria, Luciele e Francielle
Sobre o primeiro tema, a comissão contou com o relato do advogado designado para a ONU. O profissional ficou meses em terras amazônicas, mais precisamente em Roraima (RO), local de grande entrada de imigrantes venezuelanos. 

Relatou que nunca havia visto em sua vida algo tão triste.

A miséria é tamanha que não atinge apenas os imigrantes mas também a população brasileira local. As crianças são tão desidratadas que a chorarem não saem lágrimas.

Rodrigo Prestes, presidente CERIIM
Devido à falta de árvores e em meio a tanta pobreza, as pessoas andam pelas ruas, sem sombra numa temperatura de 40°, como se fossem zumbis

Faltam hospitais, médicos e recursos dos mais diversos que se possa imaginar. A policia civil há 7 anos está com o telefone cortado. Tudo isso se dá, segundo o profissional, pelo desvio de dinheiro público. 


Várias organizações internacionais como a ONU mulheres, ACNUR, bem como a pastoral universitária e as empresas aéreas GOL e AZUL, numa parceria com a OAB, estão prestando assistência jurídica e psicossocial a essas pessoas. 

voluntários Francielle, Emerson e Diego
Com relação à visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, aos Estados Unidos, a OAB expressou sua preocupação já que foi prometida a exploração da Amazônia sem prévio anúncio e concordância da população, em especial através de consulta às entidades que a representam. 

Quanto ao terceiro tema da pauta, a OAB  disse também ser preocupante, pois o continente europeu, especialmente a Inglaterra, não deixa dúvidas quanto a condutas discriminatórias e preconceituosas,  já que o convênio de imigração é exclusivo entre os europeus, não se estendendo aos países latino americanos e demais continentes do mundo. 


Além dos temas da pauta, ficou estabelecido que a OAB entraria em contato com a OAI (Ordem dos Advogados do Irã) em solidariedade à advogada que foi condenada a 38 anos de prisão e 148 chibatadas por defender os direitos das mulheres iranianas.  



Por fim, o Greenpeace Porto Alegre distribuiu seu material sobre as campanhas que tem realizado em prol da conservação do planeta.

Texto: Luciele de Souza
Fotos: Emerson Prates e Luciele de Souza.

Nenhum comentário: