quinta-feira, 11 de abril de 2019

Reunião no Cosmam sobre o Abandono do Viveiro Municipal de Porto Alegre


No dia 09/4/2019, o Greenpeace Porto Alegre, juntamente com representantes das entidades e associações ambientais (INGÁ, SAG e ACOMAZS) e movimentos locais (Movimento Preserva Arroio Espirito Santo e Movimento Preserva Zona Sul), compareceram na reunião realizada na COSMAM (Comissão de Saúde e Meio Ambiente) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. 

O objetivo da reunião era tratar do abandono do Viveiro Municipal que, desde 2017, encontra-se sem luz. Sem contar que o fato da falta d'água constante em grande parte das mudas no local já pereceram. 

Dentre essas mudas encontram-se espécies em extinção e de origem internacional além das nativas do município e da região. 

O local há mais de 50 anos, além de ser o berçário das árvores, muito serviu para estágios de estudantes de biologia, botânica e demais áreas ligadas ao meio  ambiente. 

Pelo local contar, atualmente, com apenas 4 empregados e sem segurança, tem sido constantemente alvo de furtos e vandalismos, em que o acervo histórico encontra-se parcialmente destruído.

Tendo em vista as denúncias por parte de várias ramificações da sociedade, entidades ambientais visitaram o local e, primeiramente, tentaram diálogo com a SMAMS (secretaria municipal do meio ambiente e sustentabilidade, via COMAM (conselho municipal do meio ambiente). Inexitosa a tentativa, entidades ajuizaram ação civil pública para fins de responsabilizar o município e secretário do meio ambiente pelo descaso com tão importante patrimônio ambiental. A ação promovida contou com o posterior apoio do Ministério Público Estadual. 

Enquanto tramita a ação, o Greenpeace Porto Alegre, juntamente com as demais entidades, solicitaram reunião junto ao COSMAM pedindo seu apoio nessa importante empreitada. A reunião contou com a presença de um representante da SMAMS que transmitiu algumas soluções paliativas para o problema. 

Participaram desta atividade os voluntários Emerson Prates e Luciele de Souza. 

Texto: Luciele de Souza
Fotos: Emerson Prates, Luiz Moreira e Dilva Thomas.













Nenhum comentário: