segunda-feira, 15 de abril de 2019

Mobilização Nacional em Solidariedade aos Povos Indígenas


No domingo do dia 14/4/2019, o Greenpeace Porto Alegre, realizou mais um ponto verde. Desta vez foi no parque Farroupilha/Redenção, em Porto Alegre, RS. O tema foi a Mobilização em Solidariedade aos Povos Indígenas. 


Participaram deste evento os voluntários Diego, Emerson, Julia,  Francielle, Luciele, Styphane e Ana. 

O tema é de grande relevância pois buscou mostrar à população a importância da demarcação de terras indígenas, já que eles são os guardiões das florestas.

Os desmatamentos na floresta Amazônica já ultrapassaram há muito tempo os limites do aceitável. 



São as florestas as responsáveis  pela conservação da biodiversidade e da geração de chuvas, haja vista os rios flutuantes. 

Sem florestas, sem água. E como lembrado acima, os índios são os guardiões das florestas. 


Os povos indígenas não se consideram donos da terra, mas sim, consideram-se parte dela. Tiram da terra apenas para seu sustento e não para exploração ou lucro. 

O grupo de voluntários, neste mês do índio e nesta mobilização, chamou a atenção à Sepé Tiaraju. 



Sepé,  foi um guerreiro indígena brasileiro, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" por lei. Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri.


As camisetas foram pintadas pelos voluntários Diego e Emerson, o stencil foi feita pela nossa saudosa voluntária Denise. 





Além disso, contamos com o auxilio para a arte do banner do nosso querido amigo, do Movimento Preserva Arroio/Preserva Zona Sul, Luiz Moreira

O banner será utilizado para a população deixar seu recado em solidariedade aos povos indígenas.


Os voluntários aproveitaram o ponto verde para também colher assinaturas no abaixo assinado criado para apoio aos nossos índios. 

As assinaturas foram feitas on line. 

Texto: Luciele F. de Souza
Fotos: Julia Freitas e Ana Nelly G. Melgar


Nenhum comentário: