sábado, 8 de junho de 2019

Palestra na 2º Conferência Escolar Pelo Meio Ambiente em Cachoeirinha

"Vamos Falar Sobre Meio Ambiente? 
A convite da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha, na pessoa da titular da pasta, a secretária Rosinha Lippert, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, participou, na tarde deste sábado (08.06.19), da 2ª Conferência Escolar Pelo Meio Ambiente. 



O protagonismo das mudanças para a construção de um país mais sustentável precisa começar pelos jovens! 
O evento contou com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Horto Florestal Municipal Chico Mendes e Parque Natural Municipal Dr. Tancredo Neves; Grupo ECOPOÉTICA; Guarda Municipal, Guarda Municipal Mirim e escolas municipais do ensino fundamental. Ao todo, estiveram presentes ao evento, aproximadamente 140 pessoas. 


Da esquerda para direita: Nara Prates, Valdeci e Rosinha Lippert
As atividades iniciaram com a apresentação do artista e educador da ECOPOÉTICA, Rossendo Rodrigues com exibição do vídeo "Dilúvio Ma" e outros vídeos sobre as atividades artísticas da plataforma multidisciplinar. 

Em seguida, o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C de Souza, bateu um papo com os presentes sobre questões do meio ambiente, tais como: respeito a toda a biodiversidade do planeta, consumo responsável, reciclagem, ilha de plástico e a necessidade de colocarmos em prática os 5Rs da sustentabilidade. 


A data alusiva ao Dia Internacional dos Oceanos, comemorados justamente neste dia,  também foi tema da palestra com ênfase na necessidade de repensarmos nossos hábitos de consumo e diminuirmos nossa elevada pegada ecológica em prol de um planeta mais saudável e legal de se viver. 

Na oportunidade, foram exibidos vídeos de animação, como "O Homem Capitalista", "Os Animais Salvam o Planeta", "Consumo Responsável" e "Inspirando Ações" para ilustrar os temas abordados com o público presente. 

Ao final de sua fala, o palestrante do Projeto Escola, convocou a todos a serem protagonistas das mudanças na construção de um país mais verde, pacífico e sustentável. 

Após o coffee break, os trabalhos iniciaram com a apresentação da estudante e estagiária do Horto Florestal Municipal Chico Mendes, Srta Raissa G. Swiatovy, que explanou sobre a importância da reciclagem de lixo e como construir e, principalmente, como usar corretamente uma composteira doméstica. Convidou os presentes a visitarem o Horto Florestal para conhecerem o local e a buscarem mudas de árvores.

Da esquerda para a direita: Valdeci, Nara Prates, Raissa Swiatovy, Rosinha Lippert e Rossendo Rodrigues 
Com esta atividade, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, inicia sua parceria com as secretarias de educação e meio ambiente para a realização de ciclo de palestras sobre conscientização ambiental na rede escolar de Cachoeirinha. 

Nossos agradecimentos a secretária de Educação, Rosinha Lippert pelo convite e pela parceria, a Sra Nara Prates, Diretora de Projetos da SMED pela logística de transporte do palestrante neste evento, toda equipe da secretaria de educação pela calorosa acolhida e, aos demais presentes que abrilhantaram este comovente evento. 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Equipe SMED



Nenhum comentário: