sábado, 26 de outubro de 2019

Estivemos, dia 21 de outubro, na Assembleia Legislativa do RS, na Audiência Pública sobre a Alteração em carater de urgência do Código Ambiental do Estado do RS.

Repudiamos a pressa do trâmite, visto que são 480 pontos de alteração, e em 30 dias é improvável que até mesmo os deputados consigam ter o conhecimento prévio deste Projeto de Lei.

Depoimento do Voluntário Andrés Aldea:

“Segunda-feira 21 de outubro 16h00

Hoje é mais um dia importante para os habitantes do RS, pois trataremos de um assunto de extrema relevância para o nosso estado: mudanças no código ambiental. Esta mudança se for adiante, afetará NEGATIVAMENTE a todos os seus habitantes, incluindo àqueles que querem essa mudança. A pesar de ser um assunto de extrema relevância, contamos com os dedos das mãos as pessoas que vieram participar. Dia chuvoso, nublado, frio, por coincidência, este é o ambiente entre os diferentes grupos que estão a favor e contra o código. Mas vamos lá, sempre a minoria está presente, e mais ainda, em assuntos que não "chamam" muito a atenção. Em frente ao palácio Piratini, conversamos com um brigadiano, e ele nos relatou que na semana anterior, houve uma audiência do judiciário, tratando dos possíveis cortes que sofreriam. Perguntamos quantas pessoas tinham comparecido, cinco mil no mínimo ele respondeu. Não pude deixar de comparar aquela situação com a de hoje, a qual éramos ao todo nem 100 pessoas vindas de diferentes organizações. Obviamente havia em torno de cinco mil pessoas, porque as afetaria DIRETAMENTE a decisão do governo. Me refiro diretamente no sentido do bolso deles. Ganhariam menos, por isso estavam lá! No caso de hoje, ninguém presente do nosso lado estava pensando no dinheiro, até porque gastamos dinheiro e tempo para estar presentes por uma causa MAIOR. Tenho certeza que falta desesperadamente "abrir cabeças" para entender o mundo que estamos vivendo. Indiretamente essas cinco mil pessoas vão ser afetadas negativamente, e muito, se o novo código ambiental passar. Será que elas vão pensar nisso?

Já são 17h e estão convidando a entrar.”

O governador do estado encaminhou o projeto ao Legislativo no dia 27 de setembro, com requerimento solicitando a tramitação da proposta sob o regime de urgência.

Retire a urgência, Governador! 




Participaram da ação os voluntári@s: Ana Paula Longhi, Andrés Aldea, Diego Rodrigues, Emerson Prates, Jaqueline Figueiroa, Maria Luiza da Fonseca e Rafael Posselt.


Fotos: Ana Paula Longhi

Texto: Ana Paula Longhi e Andrés Aldea

Nenhum comentário: