domingo, 27 de outubro de 2019

RS Palestra na Chico Lisboa

À esquerda, senhora, Miriam R. S. Moreira, que participou do Greenpeace em 1994
No dia 25 de outubro de 2019, o Greenpeace Porto Alegre, através dos voluntários Emerson Prates e Luciele Souza, tiveram a honra de palestrar na Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Chico Lisboa).


A Associação Chico Lisboa é considerada de Utilidade Pública, pela Lei Municipal nº 1852 de 12 de julho/58. Realiza a que seria a maior e mais popular de suas atividades: a 1ª Feira de Gravuras, na praça da Alfândega, onde populares e autoridades circularam durante sua duração e foi muito festejada por toda população.



Fundada em 1938, a Chico Lisboa é uma das mais antigas entidades culturais em funcionamento no Estado, tendo por finalidade promover as artes visuais e defender os interesses dos seus associados perante à sociedade. 

Está localizada em uma das casas da histórica na Travessa Venezianos, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre na década de 1980. 


Ao longo de sua história, a Chico Lisboa teve como diretores e presidentes grandes expoentes das artes plásticas do Rio Grande do Sul, tais como: Carlos Scliar, Guido Mondim, Francisco Stockinger, Vasco Prado, Zorávia Bettiol (integrante da AGAPAN- Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), Riopardense de Macedo, Carlos Alberto Petrucci, entre outros. 

A entidade também participou de muitos momentos políticos, como a luta contra o Estado Novo, pela Anistia e pelas Constituintes em 1946 e 1988, pela liberdade de expressão nos momentos em que esta foi reprimida, e em outros tantos episódios importantes da história do país.



Preocupada com o Meio Ambiente, a Chico abriu portas pro Greenpeace. Na ocasião, os voluntários, Emerson e Luciele, explanaram sobre as mudanças climáticas, dando ênfase ao projeto de Megamineração que busca instalar-se no Estado Gaúcho. 


Além de fazerem explanação sobre os últimos desastres ocorridos no nosso país, como as queimadas na amazônia e o vazamento de óleo no Nordeste, os artistas mostraram-se comovidos com esse momento, no mínimo, delicado que passa todo o continente brasileiro. 

Pintangueira na Chico
Quanto ao Rio Grande do Sul, caso seja aprovado os projetos de mineração, o Estado gaúcho será o terceiro maior minerador do país, perdendo apenas para o Pará e Minas Gerais, numa verdadeira contramão ao que hoje o resto do planeta busca realizar: a diminuição de emissão de CO2 na atmosfera. 

A população gaúcha, preocupada com esse projeto de morte para o Estado, criou o Comitê de Combate à Megamineração. O comitê é composto de 107 entidades que superam a questão ambiental, ou seja, há, em sua composição, movimentos, sindicatos, ongs e entidades. Todos os partidos políticos foram convidados a compor o comitê haja vista a importância do tema. 

Ativistas na Chico

Por essa razão, o Greenpeace Porto Alegre, apresentou sua palestra e juntou material das mais diversas entidades que compõe o comitê. Todas unidas contra a megamineração e as destruições do meio ambiente. 

Os materiais e entidades citadas foram: AGAPAN, Movimento Preserva Zona Sul, WWFBrasil, Amigos da Terra Brasil, MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração), 350.org.




Palmeira Fênix Canariense e Figueira juntas

Seria supérfluo encarecer as vantagens da ação conjunta em todos os setores da atividade humana. Os artistas não fogem a esse imperativo, acrescentando-lhes outras razões de ordem estética e espiritual. O convívio o intercâmbio de idéias, a solidariedade afetiva e estimuladora são fatores que lhe estabelece o clima necessário ao próprio florescimento das individualidades. O isolamento motivado pela timidez ou pelo egoísmo é sempre definhante, quando a luta em conjunto é a vereda por onde transitam todos os sucessos. (Chico Lisboa)



Participaram da palestra 14 artistas, dentre eles, integrantes do Fórum Ambiental de Porto Alegre, Vera Behs, Tatiana Xavier e Selene Fagundes. Gratidão à Vera pelo convite e organização!!! Gratidão à presidente da Chico, Lisi Rabelo, que facilitou todo o acesso do Greenpeace nessa importante Associação!!!

Texto: Luciele de Souza
Fotos: Janice Saraiva e Leandro Selister.

Nenhum comentário: