quinta-feira, 1 de junho de 2023

Duas Palestras na EMEB Alberto Santos Dumont - Cívico Militar

A História do Greenpeace para inspirar os jovens 

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio ambiente e Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul, esteve no dia de hoje (01.06.23), na EMEB Alberto Santos Dumont - Cívico Militar, para ministrar a palestra "Como Mudar o Mundo: A História do Greenpeace"

turno da manhã 
O primeiro encontro ocorreu das 10h15 às 11h45 com a participação de 70 alunos, quatro professores e a Coordenadora Educacional, Solange do Carmo.  

No Período da tarde, a palestra foi realizada das 13h15 às 14h30 com a participação de 40 alunos, dois professores e a presença do Coronel Maurício dos Santos

Nos dois encontros o palestrante, Valdeci C. de Souza, falou aos jovens estudantes sobre a história do Greenpeace no Brasil e no Mundo e suas inúmeras campanhas em defesa do meio ambiente. 


Narrou ainda o nascimento do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre em novembro de 1994 e exibiu algumas fotos de nossas ações, pontos verdes, projeto escola e outras atividades realizadas pelo grupo ambientalista no estado do rio grande do sul. 

Temas como desmatamento, invasão de terras indígenas, garimpo ilegal, marco temporal, MP 1150, lixo plástico, microplástico também foram abordados nos dois encontros. 

Alunos turno da manhã 
Nas duas oportunidades o palestrante contou sua história individual como voluntário. Suas motivações iniciais, e ações realizadas enquanto membro da ONG e a educação ambiental com o Projeto Escola. 

Para ilustrar as nossas ações, foi exibido o vídeo comemorativo aos 40 anos do Greenpeace. 

Durante as apresentações, tanto no período da manhã como no período da tarde, os jovens fizeram muitas perguntas sobre ativismo ambiental, como ser voluntário do Greenpeace, sobre degradação ambiental e treinamentos para ações de risco. 


A coordenadora educacional, Solange do Carmo, em sua fala inicial, nos dois encontros, enfatizou aos jovens a importância do ativismo ambiental e que eles precisam adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia para possibilitarem  um planeta saudável para as próximas gerações. 

Alunos turno da tarde 
O Coronel, Maurício dos Santos, também enfatizou o importante trabalho do Greenpeace como defensor do meio ambiente e convocou os jovens a doarem seu tempo para trabalhos voluntários a a se engajarem em causas sociais e ambientais. 

Nossos agradecimentos aos professores, aos coordenadores, monitores e à direção da escola pela calorosa acolhida. Nossos agradecimentos especiais aos alunos que participaram destes dois encontros pela forma ativa e interessada que demonstraram às questões socioambientais. 


Professores, monitora e Coord. Educacional
Ao final da palestra a escola recebeu materiais gráficos de algumas campanhas para expor na biblioteca para pesquisa escolar. 









Coronel Maurício e a Coord. Solange recebendo 
nossos materiais gráficos. 











Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Solange do Carmo

Nenhum comentário: