sexta-feira, 30 de junho de 2023

Roda de Conversa Sobre Preservação Ambiental na EMEF Primo Vacchi


Uma roda de conversa bastante animada sobre preservação ambiental

A convite da professora, Viviane Nogueira, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retornou nesta sexta-feira (30.06.23) na EMEF Primo Vacchi, em Sapucaia do Sul, RS para promover uma roda de conversa sobre preservação ambiental com os alunos do terceiro e quarto anos do ensino fundamental. 

O encontro ocorreu das 15h30 às 16h40  com a participação de 35 alunos e três professores. 

O bate-papo iniciou com o palestrante, Valdeci C. de Souza, contando um pouco da história e ações do Greenpeace no Brasil e no mundo. 

Para ilustrar a história da ONG, foi exibido o vídeo "News Radicals". Ao final da exibição, a professora Viviane traduziu os termos em inglês que surgiram na projeção para que a gurizada entendesse o significado da letra da música que compunha a trilha sonora. 


Turma bastante participativa
Em seguida o palestrante falou com os jovens sobre a importância da preservação ambiental; sobre a necessidade de colocarmos em prática os 5 R's da sustentabilidade; sobre o lixo plástico nos oceanos e o quanto o microplástico é nocivo para a saúde humana, para o meio ambiente marinho e também para o planeta como um todo. 

Durante a exibição da animação o "Homem Capitalista", os alunos foram instigados a descobrirem os crimes ambientais que o ser humano comete contra o meio ambiente e que foi ilustrado no vídeo.  

Foi um momento de muita reflexão e aprendizado. O vídeo "Os animais salvam o planeta" também proporcionou debates acalorados uma vez que todos queriam dar seus depoimentos e responder os questionamentos do voluntário do Green. 

Os vídeos de animação fizeram sucesso com a gurizada 

Um pé de hortelã foi oferecido ao palestrante
A animação "A Geladeira Fujona" serviu para mostrar a importância da reciclagem e igualmente sobre a preservação ambiental. 

Ao final do encontro os jovens ouviram a lenda dos Guerreiros do Arco-Íris e se comprometeram a ajudar o Greenpeace na construção de um planeta mais legal de se viver e em harmonia com a natureza e as outras espécies que aqui vivem. 



Nossos agradecimentos à professora Viviane pelo convite deste encontro emocionante. Agradecimentos também para a direção e professores da EMEF Primo Vacchi pela calorosa acolhida e agradecimento muito especial aos jovens estudantes que participaram ativamente do bate-papo.

Foi gratificante ver o interesse desta gurizada com a preservação ambiental. 

Valeu, gente! 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Viviane Nogueira 

Nenhum comentário: