sexta-feira, 2 de junho de 2023

Palestra no Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus Sapucaia do Sul


Grupo NUGAI, Coordenadores e Professores do IFSUL - Campus Sapucaia do Sul

A convite da Professora e Coordenadora do NUGAI - Núcleo de Gestão Ambiental Integrada, Maria Helena Polgati Moreira, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve no Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus Sapucaia do Sul, em Sapucaia do Sul, RS. para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas"

Ao chegar  ao Campus da IFSUL, o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, foi recepcionado pela professora, Maria Helena, que aproveitou a oportunidade para apresentar os demais professores que iriam participar da palestra e, com orgulho, mostrou, no hall de entrada da instituição, locais onde os alunos depositam resíduos como baterias, pilhas, tampinhas de garrafas pet, garrafas plásticas, óleo de cozinha, etc...  Uma TV exposta no local exibia vídeos motivacionais para inspirar os jovens para a sustentabilidade e para a preservação ambiental. 

Educação ambiental 
A seguir o palestrante foi levado ao laboratório de química onde os alunos transformam whisky (aprendidos pela Polícia Federal e doados ao IFSUL) em álcool 70º Graus e transformam o óleo de cozinha reutilizado em sabão. Tanto o álcool, como o sabão, são utilizados na escola e também doados para a prefeitura de Sapucaia do Sul para serem distribuidos na rede escolar do município. 

A palestra ocorreu no dia 02.06.2023 das 15h  às 16h45 e contou com a participação de 250 alunos do primeiro ao quarto ano do ensino médio. Dez professores também se fizeram presentes ao evento. O Diretor Geral, Fábio Roberto Moraes Lemes, fez as apresentações iniciais falando sobre a importância da palestra do Greenpeace e do trabalho da ONG na conscientização da preservação ambiental. 

A crise climática em pauta
Antes de iniciar a palestra propriamente dita, Valdeci solicitou aos presentes que assinassem a petição para que a PL 490 - Marco Temporal, aprovado na Câmara dos Deputados, não seja aprovado no Senado e seja vetado pelo Presidente da República. Solicitou ainda que assinem a petição contra a aprovação da MP 1.150/2022 que vai flexibilizar ainda mais o desmatamento nas áreas nativas colocando em risco biomas como o Amazônico e a Mata Atlântica. 

Os temas desenvolvidos na palestra foram: 

> A história do Greenpeace e suas ações no Brasil e no mundo

> Exibição do vídeo News Radicalls

> As mudanças climáticas causadas com o aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> A Curva de Keeling 

> A importância da preservação das florestas e, principalmente, a floresta Amazônica 

> Os Rios Voadores

> Queimadas, desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia

> Queimadas e desmatamento no Pantanal e Cerrado

> Questões indígenas 

> Obsolescência programada e perceptível

> Consumo responsável 

> Conceito e história da sustentabilidade

> Histórico das Conferências da ONU sobre meio ambiente

> Lixo plástico e microplásticos

> Fossa das Marianas e Ilha de Plástico no Pacífico Norte

> Os 8 R's da sustentabilidade

Durante a apresentação, alunos e professores fizeram perguntas sobre os temas apresentados. Em determinado momento, foi perguntado como o palestrante responderia às pessoas que ainda colocam em dúvida o aquecimento global e a ação humana neste processo. 

A resposta do palestrante foi: "Não tenho mais paciência com negacionistas. Prefiro acreditar nos 99% dos cientistas que provaram que o aquecimento global é uma realidade com responsabilidade da ação humana predatória para com o meio ambiente e com o planeta.

O Brasil viveu quatro anos de negacionismos, discutindo a terra plana e negando a ciência. Negou a pandemia e a vacina no primeiro momento, negou as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Negou a demarcação de terras aos indígenas. Negou a cultura e a educação. A Paciência acabou. Chega de negacionismo. Viva a ciência". Os aplausos dos presentes interromperam a palestra por alguns minutos. 



A saber: 

O Núcleo de Gestão Ambiental Integrada, responsável pela implementação e monitoramento do Sistema de Gestão Ambiental, é um órgão de assessoramento cujo objetivo é desenvolver estudos e práticas inovadoras de gestão ambiental, a fim de atender às crescentes demandas e contribuir estrategicamente com as políticas públicas para a sustentabilidade da instituição.  

Cabe ao NUGAI levantar os aspectos e impactos ambientais das atividades existentes no campus, desenvolver e promover ações relacionadas às questões ambientais e implementar, estimular e aperfeiçoar boas práticas ambientais com o intuito de melhorar continuamente os métodos e técnicas aplicadas à gestão ambiental.

Foi um encontro emotivo e muito produtivo em razão do interesse demonstrado pelos jovens estudantes pelas questões socioambientais e pelos temas tratados na palestra. 


Os alunos do NUGAI 


Ismael Prestes e Vitória Euler com a
Coord. NUGAI, Maria Helena

Nossos agradecimentos especiais ao jovens que integram o NUGAI que assessoraram o palestrante e tornaram a palestra possível. Agradecimentos aos alunos, professores, coordenadores e à direção do IFSUL presentes ao encontro. Foi estimulante e emocionante testemunhar o belíssimo trabalho de sustentabilidade e de consciência socioambiental desenvolvido nesta instituição de ensino. 

Os professores da IFSUL - Campus Sapucaia do Sul 



Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Maria Helena Polgati Moreira e grupo NUGAI

Nenhum comentário: